Questões de Concurso Público UFAM 2015 para Jornalista

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2015 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2015 - UFAM - Jornalista |
Q541531 Jornalismo
De acordo com Jurgen Habermas, que, retrabalhando as contribuições Parsonianas, elaborou, no ano de 1981, uma sociologia do agir comunicativo, a sociologia crítica deve estudar as redes de interação em uma sociedade constituída por relações comunicativas, a união na comunicação de sujeitos opostos. Ao agir estratégico, isto é, à razão e à ação numa perspectiva estritamente utilitária e instrumental (cujos meios de comunicação de massa são seu dispositivo privilegiado), que ameaçam colonizar o mundo social vivido. Habermas contrapõe outros modos de ação ou de relações com o mundo a seus próprios critérios de validade. Segundo o autor:
Assinale a opção CORRETA a respeito do texto.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2015 - UFAM - Jornalista |
Q541542 Jornalismo
Midiatização é um processo que tem merecido discussões ampliadas de pensadores dos campos da sociologia e da comunicação. Entre os pensadores brasileiros, destaca-se Muniz Sodré.


I. O meio é entendido por esse autor como uma ambiência que conforma um bios existencial próprio, em um processo sociotecnológico.

II. O autor teoriza a questão comunicacional sob o prisma da recepção.

III. Para o autor a midiatização é o movimento em que o indivíduo se lança para além do real manifesto em discurso, ou seja, procura romper as cadeias conceituais, sejam elas econômicas, políticas, culturais, estéticas.


Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2015 - UFAM - Jornalista |
Q541551 Jornalismo
Em relação aos estudos da comunicação baseados no paradigma funcionalista, considere as seguintes sentenças:


I. Para se aproximar o funcionalismo dos estudos da comunicação, deve-se lembrar que, também nos fenômenos comunicativos da sociedade, um dado conjunto se compõe mais de coisas ou de substâncias do que de funções.

II. Isto quer dizer que cada realidade existente se define por uma função, isto é, pela atividade que lhe cabe em um conjunto cujas partes são necessariamente solidárias.

III. O funcionalismo supõe que o desenvolvimento dos meios de comunicação corresponda a novas necessidades sociais. Assim, aos meios compete proporcionar satisfações a expectativas de um público que se acha exposto à ação dos referidos meios.

IV. Os fatos e fenômenos da comunicação podem ser assim explicados funcionalmente, isto é, pelo modo como se inter-relacionam no interior do sistema que os integra.

V. Nos domínios da comunicação, os funcionalistas se empenharam em avaliar o alcance psicossocial dos meios de comunicação. Para tanto, passaram a se ocupar da influência e dos efeitos produzidos pelos meios de comunicação.


Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: A