Questões de Concurso Público UFAM 2015 para Jornalista

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2015 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2015 - UFAM - Jornalista |
Q541547 Jornalismo
Assinale a resposta INCORRETA:


No final da década de 1980 surgiram as primeiras abordagens teóricas e práticas do planejamento estratégico orientadas por uma visão processual e integrada da comunicação organizacional.
Alternativas
Ano: 2015 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2015 - UFAM - Jornalista |
Q541557 Jornalismo
Por essa teoria, o jornalista é um mediador desinteressado que observa a realidade, emitindo um relato equilibrado e honesto sobre os fatos, evitando dar opiniões pessoais. Seu dever é informar e buscar a verdade acima de qualquer outra coisa. Para isso, ele precisa entregar-se à objetividade, separando fatos e opiniões. Esta teoria surge no contexto das mudanças na imprensa norte-americana na segunda metade do século XIX, com fatos substituindo comentários, e ganha força com a instituição, nos anos 1920, das regras de narração e dos procedimentos profissionais no jornalismo. Identifique, a seguir, a alternativa que corresponde ao nome CORRETO desta teoria:
Alternativas
Ano: 2015 Banca: COMVEST UFAM Órgão: UFAM Prova: COMVEST UFAM - 2015 - UFAM - Jornalista |
Q541566 Jornalismo
Para um eminente teórico do jornalismo, o processo de profissionalização no jornalismo tem levado à constituição daquilo que Zelizer chamou uma “comunidade interpretativa” ou, como ele prefere, adotando Maffesoli, uma tribo, “a tribo jornalística”. Ainda que utilize o termo “tribo” com o mesmo significado da expressão “comunidade interpretativa”, ele prefere o termo “tribo” pelo seu uso metafórico. Para ele, esse termo transmite mais claramente a ideia de que os membros dessa “comunidade interpretativa” são similares ao “biscateiro” (“bricoleur”) do antropólogo Claude Lévi-Strauss, isto é, adeptos do faça-você-mesmo no desempenho de muitas tarefas, que usa uma lógica das mãos e dos olhos – a lógica do concreto – no seu trabalho diário. O termo “tribo” transmite também a ideia de que os membros desta comunidade são homens e mulheres de ação, marcados por uma atitude de antiintelectualismo que é um “constrangimento cultural no mundo do jornalismo”, conforme Bourdieu. Identifique, entre as alternativas a seguir, o teórico que apresenta a expressão “a tribo dos jornalistas” para se referir aos profissionais do jornalismo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E