Questões de Concurso Público UFRN 2023 para Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento

Foram encontradas 5 questões

Q3218323 Banco de Dados
Considere o diagrama ER abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Uma universidade determinou, por meio de resolução, que seus alunos passariam a ter o login no sistema acadêmico formado pelo primeiro nome e os 3 últimos dígitos da matrícula. Ao analista de TI, foi passada a tarefa de escrever uma função em PL/pgSQL que, passando como parâmetro o id_pessoa, retornasse a nova string de login, conforme estabelecida na resolução. A função que atende à tarefa é
Alternativas
Q3218324 Banco de Dados
O PostgreSQL possui a funcionalidade de executar, automaticamente, uma determinada função sempre que um determinado tipo de operação for executado. Essa funcionalidade é chamada, em inglês, de trigger. Sobre triggers no PostgreSQL, analise as afirmativas abaixo.
I Triggers podem ser associadas a views.
II Triggers podem ser executadas somente após uma inserção (INSERT).
III A procedure a ser executada deve ser definida antes da trigger ser criada.
IV Triggers associadas a eventos de UPDATE devem retornar, obrigatoriamente, um boolean.

Entre as afirmações, estão corretas
Alternativas
Q3218325 Banco de Dados
O PostgreSQL permite definições de VIEWS, que são “visões” de uma consulta. A VIEW não é materializada, e sim, uma consulta executada sempre que a VIEW é referenciada. Sobre VIEWS no PostgreSQL, analise as afirmativas abaixo:
I A VIEW é uma consulta executada quando é referenciada em uma outra consulta.
II A VIEW não pode ser definida por uma consulta contendo RIGHT JOIN.
III Uma VIEW pode ter o nome de uma tabela existente no mesmo schema.
IV Uma VIEW temporária é automaticamente destruída ao fim da sessão.
Entre as afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3218334 Banco de Dados
Em sistemas gerenciadores de bancos de dados, uma transação deve ter as seguintes propriedades: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade (ou persistência). Esse conjunto de propriedades é, geralmente, referenciado pelo acrônimo ACID. Sobre as propriedades ACID, analise as afirmativas abaixo.
I Atomicidade define que transações devem conter somente operações de update com cláusulas where.
II Consistência define que a transação deve respeitar as regras de integridade de um banco de dados.
III Isolamento define que uma transação não pode interferir em outra transação.
IV Durabilidade define que o tempo de execução de uma transação deve durar, no máximo, um segundo.
Entre as afirmativas, estão corretas
Alternativas
Q3218337 Banco de Dados
A linguagem SQL possui um subconjunto de manipulação de dados, chamado de DML, com comandos para inserir, alterar ou excluir dados do banco de dados. O DML é padronizado pela ANSI (American National Standards Institute ou, em português, Instituto Nacional Americano de Padrões). Contudo, sistemas gerenciadores de bancos de dados podem implementar extensões a essa linguagem. Considerando a implementação do DML no PostgreSQL,
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: A
5: A