Questões de Concurso Público Prefeitura de Parnamirim - RN 2019 para Médico Infectologista

Foram encontradas 23 questões

Q1670419 Medicina
Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2010), a Rede de Atenção à Saúde (RAS) visa promover a integração sistêmica de ações e serviços de saúde com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do SUS, em termos de acesso, equidade, eficiência econômica e eficácia clínica e sanitária. Com relação aos elementos constitutivos da RAS, analise as afirmativas abaixo.
I Os principais sistemas logísticos da rede de atenção à saúde são: os sistemas de identificação e acompanhamento dos usuários; as centrais de regulação, registro eletrônico em saúde e os sistemas de assistência farmacêutica. II Os sistemas de apoio são constituídos pelos sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico; pelo sistema de assistência farmacêutica e pelos sistemas de informação em saúde. III A operacionalização da RAS se dá pela interação dos seus três elementos constitutivos: população/região de saúde definidas, estrutura operacional e por um sistema lógico de funcionamento determinado pelo modelo de atenção à saúde. IV Os pontos de atenção secundários e terciários à saúde fazem parte da estrutura operacional e constituem o centro de comunicação da Rede de Atenção à Saúde.
Em relação aos elementos constitutivos da RAS, estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q1670422 Medicina
A infecção pelo vírus influenza ocorre em surtos distintos e de extensão variada a cada ano. Esse padrão epidemiológico reflete a natureza dos fatores antigênicos do vírus e sua disseminação depende de múltiplos fatores, incluindo a transmissibilidade e a suscetibilidade da população. Entre as principais características da gripe, encontram -se algumas que merecem destaque. A esse respeito, afirma-se corretamente:
Alternativas
Q1670423 Medicina
Paciente do sexo feminino, em idade pós-menopausa, diabética em uso de metformina e glibenclamida, vai ao infectologista devido a queixas urinárias (disúria, polaciúria, urgência miccional, dor hipogástrica) há quase um ano, período no qual já tratou infecções urinárias diversas vezes, ambulatorialmente. Trazia um resultado de urocultura conforme demonstrado a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Após uma análise minuciosa dessa urocultura (coletada com método asséptico), a correta interpretação do antibiograma, em relação aos mecanismos de resistência bacteriana, é:
Alternativas
Q1670424 Medicina
Leia o excerto abaixo.
A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Em alguns casos, são doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas que podem desenvolver cirrose e câncer hepatocelular com o passar do tempo nas infecções crônicas. As hepatites virais são inflamações causadas por vírus que são classificados por letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, mais de 70% (23.070) dos óbitos por hepatites virais são decorrentes da Hepatite C, seguido da Hepatite B (21,8%) e A (1,7%). O país registrou 40.198 casos novos de hepatites virais em 2017. O SUS oferece tratamento para todos independente do grau de lesão do fígado.
Ministério da Saúde. Hepatites: causas, sintomas, diagnóstico e tratamento. Disponível em <http://portalms. saude.gov.br/saude-de-a-z/hepatite>. Acesso em: 05 fev. 2019. [Adaptado]
Alternativas
Q1670425 Medicina
Paciente de 29 anos, do sexo masculino, assintomático e sem comorbidades em tratamento, vai à unidade de saúde levando consigo resultados de exames sorológicos (ver quadro abaixo) apresentados durante doação de sangue de rotina há um mês. Na ocasião, o jovem foi informado de que não mais poderia doar sangue ou tecidos.

Imagem associada para resolução da questão

Baseado nesses resultados, o médico formula as hipóteses abaixo.
I Paciente tem imunidade vacinal contra hepatite B, podendo doar sangue sem que haja transmissão viral do HBV. II Paciente necessita fazer carga viral do HCV para comprovar infecção crônica em atividade ou apenas contato prévio. III Paciente tem contato prévio com HBV e HCV e precisa fazer seguimento com especialista por tempo indeterminado. IV Paciente tem doença incurável (hepatite C) e, realmente, não mais poderá doar sangue ou tecidos rotineiramente.
Em relação ao caso exposto, estão corretas as hipóteses
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: B
5: B