Questões de Concurso Público UFRN 2018 para Analista de Tecnologia da Informação - 104

Foram encontradas 5 questões

Q942872 Arquitetura de Software

O padrão Layer (Camadas) é um padrão arquitetural que pode ser usado para organização dos subsistemas de um sistema de software. Considere as seguintes afirmativas a respeito do Padrão Layer (Camadas):


I O Padrão Layer permite substituição completa de qualquer uma de suas camadas.

II O Padrão Layer (Camadas) define a estruturação de um sistema em várias camadas organizadas em uma pilha, onde camadas superiores oferecem serviços para as camadas inferiores.

III O Padrão Layer pode trazer problemas de desempenho devido à necessidade de processar cada requisição ao sistema através de diferentes camadas.

IV As camadas definidas no padrão Layer são: Interface do usuário (GUI), Autenticação/Autorização, Negócio (Business) e Dados (Data).


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q942873 Arquitetura de Software

O padrão Model-View-Controller (MVC – Modelo-Visão-Controlador) é um padrão arquitetural que pode ser usado para organização dos subsistemas de um sistema de software. A respeito do padrão MVC, considere as afirmativas abaixo.


I O componente Controlador se comunica com o Modelo no padrão MVC para atualizar dados modificados.

II O padrão MVC restringe a comunicação entre os componentes Visão e Modelo.

III O componente Modelo se comunica com o componente Visão para notificar mudanças realizadas.

IV O padrão MVC foi concebido originalmente para o desenvolvimento de aplicações Web.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q942874 Arquitetura de Software
Padrão de projeto é uma técnica que permite reutilizar em seu projeto soluções utilizadas anteriormente em outros sistemas.

Considere as afirmativas presentes no quadro abaixo a respeito dos padrões de projeto Adapter e Observer:


I Uma das implementações do padrão Adapter é realizada através do uso do mecanismo de herança múltipla.

II O padrão Observer é usado para permitir que mudanças no estado de vários objetos sejam repassadas para objetos observadores interessados.

III O padrão Adapter permite que o cliente troque os objetos Adapter e Adaptee dinamicamente.

IV O padrão Observer define a quantidade de objetos observadores (Observer) de um dado assunto (Subject) em tempo de inicialização do programa.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q942875 Arquitetura de Software
Padrão de projeto é uma técnica que permite reutilizar em seu projeto soluções utilizadas anteriormente em outros sistemas.

Considere as seguintes afirmativas a respeito dos padrões de projeto Facade (Fachada) e Composite.


I Uma das consequências negativas do padrão Facade é que ele aumenta o acoplamento entre os subsistemas no qual é aplicado.

II O padrão Facade define uma interface única para acesso a um subsistema, tornando mais fácil a utilização de seus serviços.

III No padrão Composite, objetos que representam composições e objetivos primitivos são tratados (chamados) de forma idêntica pelo cliente.

IV O padrão Composite permite variar dinamicamente a quantidade de objetos primitivos, mas não de objetos composite.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q942876 Arquitetura de Software
Padrão de projeto é uma técnica que permite reutilizar em seu projeto soluções utilizadas anteriormente em outros sistemas.

Considere as afirmativas abaixo a respeito dos padrões de projeto Proxy e Template Method.


I O padrão Proxy pode ser usado para controlar os direitos de acesso a outro objeto.

II O padrão Proxy pode ser usado para acessar um objeto localizado em um ambiente remoto.

III O padrão Template Method define métodos templates para a criação de objetos que seguem uma determinada regra.

IV O padrão Template Method permite definir uma família de algoritmos que podem ser substituídos dinamicamente.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: C
5: A