Questões de Concurso Público SESAP-RN 2018 para Engenheiro de Segurança do Trabalho

Foram encontradas 25 questões

Q880788 Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com a Norma Regulamentadora N.º 32 (NR 32), que trata de Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) dos serviços de saúde deve conter a identificação dos riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores.


Como o PPRA é um programa pautado pela ciência da higiene ocupacional, a identificação desses riscos biológicos será realizada na fase de

Alternativas
Q880789 Segurança e Saúde no Trabalho

Você foi encarregado de fazer uma avaliação ocupacional de ruído contínuo ou intermitente seguindo os preceitos da Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Porém, após o término da avaliação, você observou que o dosímetro de ruído estava ajustado com os seguintes parâmetros:


• CR = 85 dB(A)

• NLI = 80 dB(A)

• q = 5 dB(A)


Dessa forma, o resultado obtido nessa avaliação ocupacional de ruído

Alternativas
Q880790 Segurança e Saúde no Trabalho

O técnico em enfermagem do ambulatório médico está exposto a ruído ocupacional. Foi feita uma avaliação da exposição seguindo-se todos os preceitos da Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). As condições operacionais e ambientais habituais que envolvem o trabalhador no exercício de suas funções foram abarcadas pelas medições. Os períodos de amostragens foram adequadamente escolhidos, de modo que são representativos da exposição do trabalhador.


Os resultados da avaliação referida são apresentados na tabela abaixo


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que a jornada laboral do Técnico em Enfermagem é de 12 horas diárias, a dose de ruído projetada para a sua jornada diária de trabalho será de

Alternativas
Q880791 Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com a Norma de Higiene Ocupacional (NHO 01) da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a velocidade do ar no ambiente laboral pode interferir no desempenho do medidor de nível de pressão sonora durante a avaliação de ruído.


Para essas situações, a NHO 01 recomenda

Alternativas
Q880792 Segurança e Saúde no Trabalho

Conforme resultado de avaliação, o maqueiro que trabalha na emergência do hospital regional esteve exposto a ruído de ocupacional durante toda a sua jornada laboral. Como a jornada laboral do maqueiro é diferente da jornada padrão (08h:00min), foi calculado o nível de exposição normalizado (NEN) para fins de comparação com o limite de exposição, obtendo-se um NEN de 98,00 dB(A).


Já no seu primeiro dia de trabalho, o Maqueiro foi devidamente treinado e orientado pelo Técnico de Segurança do Trabalho (TST) para o correto uso do protetor auricular. O TST registrou o fornecimento do protetor, como também exigiu o seu uso durante toda a jornada laboral do maqueiro, atendendo as exigências da Norma Regulamentadora N.º 6.


Consultado o sítio eletrônico do Ministério do Trabalho, foi observado que o certificado de aprovação (CA) do protetor auricular está válido e possui a seguinte tabela de atenuação:


Imagem associada para resolução da questão


Dessa forma, utilizando o prescrito pela Norma ANSI S12.6/1997 – método B, o NEN atenuado do Maqueiro será de

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: B
5: B