Questões de Concurso Público UFRN 2017 para Técnico em Segurança do Trabalho

Foram encontradas 10 questões

Q863240 Segurança e Saúde no Trabalho

Um profissional foi incumbido de fazer a avaliação da exposição ocupacional ao ruído a que estava submetido o técnico administrativo do laboratório de mecânica. Com base nos preceitos da Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15), o profissional realizou uma avaliação cobrindo todas as condições operacionais e ambientais habituais, que envolvem o trabalhador no exercício de suas funções. Os períodos de amostragens foram adequadamente escolhidos, de modo que são representativos da exposição do trabalhador.


A tabela a seguir apresenta os resultados dessa avaliação.


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que a jornada laboral do técnico administrativo do laboratório de mecânica é de 6 horas diárias, a dose de ruído projetada para a sua jornada diária de trabalho será de

Alternativas
Q863243 Segurança e Saúde no Trabalho

O técnico do laboratório de química submete-se, diariamente, durante as 8 horas da sua jornada de trabalho, a um ciclo de exposição repetido continuamente, conforme dados a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que não há exposição a carga solar direta durante esse ciclo, o Imagem associada para resolução da questão do laboratório de química será de

Alternativas
Q863244 Segurança e Saúde no Trabalho

A Temperatura Efetiva (TE) é um índice de conforto térmico desenvolvido em 1923, por Yaglou e Houghthen, que é definida pela correlação entre as sensações de conforto e as condições de temperatura, umidade e velocidade do ar.


Antes do advento da Portaria n. 3.214 de 08/06/78, a TE era utilizada para a caracterização do trabalho em condições insalubres quanto ao calor. Atualmente, a TE é utilizada como parâmetro na determinação de conforto térmico pela Norma Regulamentadora N.º 17 (NR 17).


Os instrumentos necessários para a quantificação das variáveis que compõem a TE são

Alternativas
Q863245 Segurança e Saúde no Trabalho

Um laboratório realiza a avaliação quantitativa da exposição ocupacional à sílica livre cristalina, em uma amostra coletada. No resultado da análise, observa-se que há um percentual de 30% de quartzo na amostra.


Sabendo que a coleta foi realizada seguindo os preceitos da Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15), e que, para tanto, utilizou-se um separador de partículas do tipo Dorr-Oliver, o Limite de Tolerância da poeira de sílica nessa amostra é

Alternativas
Q863246 Segurança e Saúde no Trabalho

Durante a fase de reconhecimento de riscos do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), o responsável verificou a necessidade da avaliação quantitativa da exposição ocupacional ao agente químico negro de fumo nos trabalhadores que operam as máquinas copiadoras xerográficas.


Consultando a Norma Regulamentadora N.º 15 (NR 15), vê-se que esta não apresenta um Limite de Tolerância para o negro de fumo, porém, a Norma Regulamentadora N.º 9 permite a utilização dos limites preconizados pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH® ).


Sabendo que o limite de exposição ocupacional do negro de fumo adotado pela ACGIH® para uma jornada semanal de 40 horas é de 3,0 mg/m³; e que a jornada semanal dos trabalhadores que operam as máquinas copiadoras xerográficas é de 44 horas, o limite de exposição ocupacional semanal ao negro de fumo que deverá ser aplicado nesse caso será de

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: C
5: C