Questões de Concurso Público UFRN 2015 para Médico - Clínica Médica - UFRN

Foram encontradas 28 questões

Q1376531 Medicina
Uma mulher de 42 anos, previamente hígida, em uso de anticoncepcional oral, apresenta episódio súbito de dor no peito, tosse com hemoptóicos e dispneia importante, sendo levada pelo esposo ao pronto-socorro. Ao exame clínico inicial, a paciente encontra-se taquicárdica e taquipneica, com satO2 86% em ar ambiente e com os pulmões limpos à ausculta. Seu ECG e radiografia do tórax são normais. A melhor abordagem para essa paciente é:
Alternativas
Q1376532 Medicina
Um homem de 69 anos, com hemiplegia esquerda após acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi), dois anos atrás, evolui com calafrios, febre e desorientação. O paciente apresenta retenção urinária frequente e já teve quatro episódios prévios de infecção urinária após o AVCi. O médico assistente solicita sumário de urina que mostra intensa leucocitúria com nitrito positivo e inicia antibioticoterapia empírica em domicílio pelo serviço de home care com ceftriaxona 2 g/dia IM. O paciente evolui com melhora parcial da febre, mas ainda inapetente, com calafrios ocasionais e necessitando de sondagem vesical de alívio por fazer “bexigomas” frequentes. Após três dias, chega o resultado da urocultura que mostra uma Klebsiella ESBL positiva. A melhor abordagem para esse paciente é:
Alternativas
Q1376533 Medicina
Um homem de 48 anos, obeso, com antecedentes de hipertensão arterial sistêmica e dislipidemia mista vai ao médico mostrar seus últimos exames laboratoriais. O paciente faz uso de propranolol 40 mg 2x/dia e metformina 500 mg após o jantar. Sua pressão estava 150x85 mmHg com FC 68 bpm. Os exames laboratoriais mostravam: Hb 15,6 g%, Cr 1,2 mg/dl, Triglicerídeos 386 mg/dl, glicemia de jejum 112 mg/dl, Hb glicada A1C 7,2%, TGO 56 mg/dl, TGP 52 mg/dl, ferritina 825 mg/dl (normal até 305 mg/dl) e TSH 2,4 mcg/dl. O paciente era sedentário e relatava ingerir de 10 a 15 cervejas por final de semana. Negava doença hepática prévia ou na família. Além de orientar mudança de hábitos de vida, como reduzir consumo de álcool, dieta hipocalórica e atividade física, a melhor abordagem para esse paciente é:
Alternativas
Q1376534 Medicina
Um homem de 84 anos, hipertenso, em uso de telmisartan 40 mg/dia, obeso e sedentário, vai ao médico referindo palpitações recorrentes de início há duas semanas. Ao fazer um ECG no consultório, o médico constata ritmo de fibrilação atrial e FC 97 bpm. O paciente tem consigo um ecocardiograma transtorácico realizado há três meses, com resultado normal para a função ventricular, válvula mitral com calcificação no anel, disfunção diastólica tipo 1 e átrio esquerdo com 52 mm (normal até 40 mm). A melhor conduta para esse paciente é:
Alternativas
Q1376535 Medicina
Uma mulher de 72 anos, portadora de diabete melito tipo 2, HAS e insuficiência cardíaca, é internada após sofrer um AVC isquêmico não embólico. A paciente não foi submetida a trombólise porque chegou ao hospital somente oito horas após o início do déficit motor. A paciente faz uso, em casa, de carvedilol 12,5 mg 2x/dia, losartan 50 mg 2x/dia e glimepirida 2mg/dia. Ainda no hospital, fez USG com doppler de carótidas que mostrou obstrução de 20 % em ambas as carótidas com lentidão no fluxo cerebral e ecocardiograma transtorácic o com FE 38%, sem alterações segmentares ou valvares. Ao exame, apresentava ritmo sinusal, PA 160x80 (no terceiro dia pós AVC) e FC 64 bpm, com estertores subcrepitantes discretos nas bases e satO2 95% sem oxigênio suplementar. Eletrólitos, função hepátic a e renal normais. A melhor abordagem para essa paciente é prescrever:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: C