Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2022 para Professor - Educação Física

Foram encontradas 6 questões

Q2029429 Pedagogia

Castro (2021, p. 92) afirma que a escola coloca as singularidades em ruínas, pois “é nela que descobrimos que estamos acima do peso ou magros além do esperado, feios, baixos [...], inclusive, de forma violenta”, com especial destaque para a Educação Física, na qual os corpos ficam em evidência.


CASTRO, J. N. Singularidades em ruínas: o controle escolar dos corpos e das identidades em aulas de Educação Física. In: RIBEIRO, W. G.; SILVA, R. C. O.; DESTRO, D. S. (Org.) Educação Física e

diferença: perspectivas e diálogos. Curitiba: CRV, 2021. Cap. 4, p. 75-100.


Com base no exposto no texto de Castro, é correto afirmar que a escola coloca as singularidades em ruínas 

Alternativas
Q2029432 Pedagogia
No livro organizado por Darido e Rangel (2005), o capítulo que trata do ensino reflexivo como perspectiva metodológica traz a reflexão de que ensinar não é uma tarefa tão simples e deve considerar três aspectos importantes: o domínio do conteúdo e da metodologia, o envolvimento e a apropriação da realidade dos(as) estudantes e o caráter reflexivo do trabalho docente.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Org.). Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

Segundo as autoras, adotar uma prática reflexiva como metodologia implica 
Alternativas
Q2029435 Pedagogia
Castro (2021) discorre sobre a criação de grupos sociais antagônicos, que denomina como “nós” e os “outros”. A formação desses grupos demarca fronteiras e posições dos sujeitos naqueles grupos em uma perspectiva etnocêntrica, inclusive no ambiente escolar.
CASTRO, J. N. Singularidades em ruínas: o controle escolar dos corpos e das identidades em aulas de Educação Física. In: RIBEIRO, W. G.; SILVA, R. C. O.; DESTRO, D. S. (Org.) Educação Física e diferença: perspectivas e diálogos. Curitiba: CRV, 2021. Cap. 4, p. 75-100.

Quanto a esse tema, cabe ao(à) docente problematizar com os(as) estudantes  
Alternativas
Q2029437 Pedagogia
A questão de gênero nas aulas de Educação Física é um dos objetos de estudo de Corsino e Auad (2012).
CORSINO, L. N.; AUAD, D. O professor diante das relações de gênero na Educação Física escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
Tendo em vista esta questão, analise a situação a seguir:
Darci leciona para uma turma de sexto ano e tem o costume de separar a sua turma entre meninos e meninas. Sobre este costume, afirma: “promovo a igualdade, dividindo metade do tempo para cada grupo, assim todos têm o mesmo tempo de aula”.
Sobre o tipo de prática apresentada, os autores afirmam que 
Alternativas
Q2029439 Pedagogia

Bonetto (2020) destaca os relatos de experiência, no intuito de mostrar onde (talvez) seja possível sentir as questões didático-metodológicas ganhando vida. Ele explica que a tematização ancora as práticas corporais em sua ocorrência social. Em seu relato, ele narra:


Já pensando em propor um deslocamento do debate de corpo, saúde e ginástica, dos conhecimentos brancos, ocidentais e colonizadores, o professor propôs que dessem continuidade ao projeto de ginástica, agora com o tema: ioga.


BONETTO, P. X. R. A perspectiva cultural da Educação Física e a temática da Saúde.

Temas em Educação Física escolar, v. 5, n. 2, p. 28-43, 2020.

Disponível em: https://cp2.g12.br. Acesso em: 15 ago. 2022.


Para fazer a ancoragem histórica e social desse tema, a estratégia do professor foi 

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: A