Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2022 para Assistente Social

Foi encontrada 1 questão

Q2258223 Conhecimentos Gerais
Diante da crise contemporânea do capital, uma das principais estratégias para retomada da valorização é a reestruturação produtiva. O rígido regime de acumulação fordista-keynesiano dá lugar a uma reestruturação produtiva que tem como imperativo a flexibilização.
Com a expansão das tecnologias de informação e comunicação, ampliam-se as formas de organização do trabalho mediadas por plataformas digitais. Nesse contexto, surge a discussão sobre o processo de uberização do trabalho, um neologismo que visa definir uma modalidade de trabalho pautada no trabalho por demanda, na qual os trabalhadores fazem uso de recursos próprios para oferecer seus serviços, por intermédio de um aplicativo ou plataforma digital.
Imagem associada para resolução da questão
Legenda:Toni D'Agostinho: www.acaricaturadobrasil.com.br Disponível em: https://1.bp.blogspot.com/. Acesso em: 14.abr.2022


Antunes e Filgueiras (2020), citam a posição da Uber, segundo a qual “o/as motoristas não são empregados, nem prestam serviço à empresa, mas sim aos consumidores, de modo que são o/as trabalhadores/as considerados independentes que contratam os serviços do aplicativo e não o contrário.”
ANTUNES, Ricardo; FILGUEIRAS, Vitor. Plataformas Digitais, Uberização do trabalho e regulação no Capitalismo contemporâneo. In: ANTUNES, Ricardo (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
À luz das análises de Antunes e Filgueiras sobre o processo de uberização do trabalho, é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: A