Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2019 para Professor - Educação Musical

Foram encontradas 4 questões

Q1086620 Música
Guest, no livro Harmonia: método prático (2006, p. 86), propõe que
o acorde (e seu símbolo, a cifra) não só reúne as notas que o caracterizam, chamadas notas de acorde (n.a.), mas outras notas que também o enriquecem, chamadas notas de tensão (T), embora a cifragem não indique necessariamente essas notas. As n.a. e as de T, reunidas, formam uma escala de sete notas (às vezes seis ou oito), chamada escala de acorde.
A alternativa que apresenta a escala correspondente ao acorde cifrado, considerando o conceito citado, é:
Alternativas
Q1086621 Música
Intervalos sonoros são elementos básicos na construção e delimitação do campo harmônico de escalas e de acordes. Conhecê-los e classificá-los corretamente é, portanto, fundamental para a prática musical. Assinale a alternativa que corresponde à classificação correta dos intervalos apresentados.
Alternativas
Q1086628 Música
O princípio do serialismo é simples. As doze notas da escala cromática são dispostas em uma ordem fixa, a série, que pode ser utilizada na geração de melodias e harmonias, e permanece obrigatória em toda a obra. A série é assim uma espécie de tema oculto: não precisa ser apresentada como tema [...] mas é um reservatório de ideias e uma referência básica (GRIFFITHS, 1998, p. 81).
O Quarteto de Cordas Op. 28, do músico Anton Webern (1883-1945), foi a última obra de música de câmara do compositor austríaco, que, nela, aplicou o princípio do serialismo. A série utilizada por Webern nessa peça, na forma original, e transcrita a seguir, emprega notas que, representadas em letras, conforme a nomenclatura alemã, formam o nome BACH. https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/66119/prova1.jpg
Essa série é estruturada em três tetracordes,
Alternativas
Q1086633 Música
O brasileiro Antônio Leal de Sá Pereira (1888-1966) dedicou-se ao universo da iniciação musical e elaborou um método de musicalização. Exercícios propostos por Sá Pereira preveem a utilização de uma escada em tamanho real, com degraus maiores e menores, de acordo com a ordem de tons e semitons em uma escala. Ao subir o degrau correspondente a cada nota, o estudante deve também entoá-la, repetindo esse procedimento com todas as demais notas da escada. Em seguida, ele propunha cantar as notas, acompanhadas por movimentos das mãos, para cima ou para baixo, conforme o movimento dos sons, e, ao mesmo tempo, entoar a canção a seguir. Para ele, práticas como essa eram fundamentais para a aprendizagem da música.
Imagem associada para resolução da questão A atividade descrita demonstra a preocupação de Sá Pereira com a
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: D