Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Técnico em Assuntos Educacionais

Foram encontradas 17 questões

Q2000835 Pedagogia
A Lei 13.185/15, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), estabelece os mecanismos para o enfrentamento de um problema que atinge crianças e adolescentes em idade escolar. Para efeito da lei, considera-se intimidação sistemática “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas” (Parágrafo primeiro, Artigo 1º, Lei nº 13.185/15).

Em seu Artigo 5º, a referida lei afirma que é dever do(s)
Alternativas
Q2000836 Pedagogia
O aluno, por sua vez, é a razão de ser da escola. Para colaborar com o aluno e com as suas necessidades, a escola precisa contar com o trabalho do orientador educacional. Esse é o profissional que trabalha diretamente com o aluno e se preocupa com a sua formação pessoal. A ele cabe desenvolver propostas que elevem o nível cultural do aluno e tudo fazer para que o ambiente escolar seja o melhor possível. 

PASCOAL, Honorato e Albuquerque. O orientador educacional no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 109, jun. 2008.
De acordo com a perspectiva apresentada no texto, o trabalho de orientação educacional precisa
Alternativas
Q2000839 Pedagogia
É amplamente difundida a visão de que a aproximação entre as famílias e a escola é fundamental para que os objetivos da educação e do ensino sejam alcançados. Portanto, a escola precisa pôr em prática ações que viabilizem a sua integração com as famílias, fortalecendo o princípio de gestão participativa.

Uma ação que a escola deve implementar para inserir as famílias na sua gestão participativa é 
Alternativas
Q2000840 Pedagogia

Faz parte igualmente do pensar certo a rejeição mais decidida a qualquer forma de discriminação. A prática preconceituosa de raça, de classe, de gênero ofende a substantividade do ser humano e nega radicalmente a democracia. Quão longe delas nos achamos quando vivemos a impunidade dos que matam meninos nas ruas, dos que assassinam camponeses que lutam por seus direitos, dos que discriminam os negros, dos que inferiorizam as mulheres. [...] Não têm nada que ver com o bom senso que regula nossos exageros e evita as nossas caminhadas até o ridículo e a insensatez.


FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 17.

O trecho da obra de Paulo Freire destaca que as variadas formas de preconceito e discriminação ofendem o ser humano e negam a democracia. Para o autor, os educadores devem ser agentes de transformação da realidade por meio do tratamento digno a todos os seres humanos, respeitando a diversidade e criando condições para a superação das desigualdades históricas do nosso país.

Uma proposta educativa condizente com essa perspectiva é o(a)
Alternativas
Q2000841 Pedagogia

Em vez de preservar uma tradição monocultural, a escola está sendo chamada a lidar com a pluralidade de culturas, reconhecer os diferentes sujeitos socioculturais presentes em seu contexto, abrir espaços para a manifestação e valorização das diferenças.

MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 156-168, 2003.

O pensamento dos autores está de acordo com uma perspectiva teórica presente no atual debate educacional, denominada 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: D