Questões de Concurso Público Colégio Pedro II 2018 para Professor - Biologia/Ciências

Foram encontradas 5 questões

Q972726 Biologia

Leia o texto a seguir:

“Vista como uma doença rural e restrita à Região Nordeste até a década de 1980, a leishmaniose visceral avança rumo a centros urbanos cada vez maiores. Causada pelo protozoário Leishmania infantum chagasi, [...] a doença se instalou em todas as grandes regiões, com quase metade dos casos (47%) concentrados no Nordeste, de acordo com o Ministério da Saúde (MS).”

FIORAVANTI, Carlos. Um parasita chega às metrópoles. Revista Pesquisa Fapesp, n. 268, jun. 2018.


Medidas de prevenção contra essa doença incluem

Alternativas
Q972728 Biologia
Em julho de 2018, novos casos de sarampo confirmados no município do Rio de Janeiro comprovaram transmissão autóctone da doença após 18 anos e despertaram nas autoridades a preocupação com um possível surto. O sarampo é uma doença altamente contagiosa, provocada por um paramixovírus, um vírus envelopado, com uma molécula de RNA negativo fita simples em seu genoma.
O genoma viral, imediatamente após a infecção, atua como
Alternativas
Q972733 Biologia
A tabela a seguir se refere ao experimento realizado pelo médico britânico Frederick Griffith, em 1928, com duas cepas distintas de Streptococcus pneumoniae, uma patogênica (cepa S) e uma não patogênica (cepa R). O experimento permitiu verificar a ocorrência do processo denominado por Griffith como transformação bacteriana. 
Imagem associada para resolução da questão
De acordo com as informações da tabela, pode-se afirmar que o grupo experimental que Griffith adotou está indicado pelo número 
Alternativas
Q972739 Biologia

Segundo dados do Ministério da Saúde, no período de 1º de julho de 2017 a 20 de fevereiro de 2018, foram confirmados 545 casos de febre amarela no país dentre 1.773 casos suspeitos, sendo que os estados com maior número de notificações foram São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

O surto de febre amarela representa também uma grave ameaça para os macacos. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, parte significativa dos primatas suscetíveis à doença está ameaçada de extinção, dentre eles, o bugio, o macaco-prego e o muriqui.

Tanto em humanos quanto em macacos, a doença pode causar infecção aguda e levar à morte.


MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br. Acesso em: 6 ago. 2018 (adaptado).

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Disponível em: http://www.mma.gov.br. Acesso em: 6 ago. 2018 (adaptado).


O vírus da febre amarela apresenta dois ciclos: o urbano e o silvestre. Pode-se afirmar que, no ciclo

Alternativas
Q972744 Biologia

O sistema imunológico humano pode falhar em sua função de reconhecer tecidos e órgãos como elementos próprios do corpo e passar a atacá-los como se fossem estranhos. Esse erro de identificação é denominado autoimunidade agressiva e desencadeia as chamadas doenças autoimunes, as quais decorrem da ação de anticorpos que reagem contra o próprio corpo ou de linfócitos T autoagressivos.


 ALISSON, Elton. Estudo avança compreensão de como surgem as doenças autoimunes.

Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 6 ago. 2018 (adaptado).


Em relação aos anticorpos e aos linfócitos T, é correto afirmar que

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: B
5: B