Questões de Concurso Público CFC 2021 para Auditor Independente - CVM

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - CVM |
Q1900238 Auditoria
O sócio encarregado do trabalho de auditoria do grupo concluiu que não será possível para a equipe encarregada do trabalho do grupo obter evidência apropriada e suficiente em decorrência das restrições impostas pela administração do grupo; e que o possível efeito dessa inabilidade resultará na abstenção de opinião no relatório sobre as demonstrações contábeis do grupo. Nessa situação, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA:
I. Se o trabalho for novo, deverá aceitá-lo e planejá-lo, considerando que o relatório será emitido com abstenção de opinião.
II. Em caso de novo trabalho, não deverá aceitá-lo, ou, no caso de continuação de trabalho, renunciar ao trabalho, onde a renúncia for possível de acordo com a lei e regulamentação aplicáveis.
III. Quando lei ou regulamentação proibir o auditor de declinar do trabalho, ou a renúncia não for possível, tendo executado a auditoria das demonstrações contábeis do grupo na extensão possível, deverá abster-se de opinar no relatório sobre as demonstrações contábeis do grupo.
IV. Independentemente de normas e regulamentação, o auditor deverá declinar o trabalho, pois o risco de imagem será muito prejudicial para a firma.
Estão CORRETOS apenas os itens:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - CVM |
Q1900244 Auditoria
Qual a consequência no relatório do auditor quando a entidade é requerida, mas não apresenta demonstrações contábeis consolidadas em conjunto com as individuais, nem declara nas demonstrações individuais a existência de demonstrações contábeis consolidadas apresentadas em separado?
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - CVM |
Q1900253 Auditoria
Nas responsabilidades da firma e do sócio responsável pelos trabalhos de auditoria de grupo, o sócio deverá emitir o relatório de auditoria, observando as seguintes determinações das normas de auditoria. Com base nesse assunto, jugue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis do grupo não deve se referir ao auditor do componente.
II. O relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis do grupo deverá se referir ao auditor de componente.
III. O relatório do auditor deve indicar se tal referência for requerida por lei ou regulamento, que a referência não diminui a responsabilidade do sócio encarregado ou da firma encarregada do trabalho do grupo e pela opinião de auditoria do grupo.
IV. O relatório do auditor deve conter modificação em relação ao trabalho do auditor de componente.

Está(ão) CORRETO(S) apenas o(s) item(ns):
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - CVM |
Q1900256 Auditoria
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regula a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação de informações dos fundos de investimento, inclusive sobre as demonstrações contábeis e os relatórios de auditoria. Com relação a esse assunto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. O fundo deve ter escrituração contábil própria, devendo as suas contas e demonstrações contábeis serem segregadas das contas do administrador.
II. Trimestralmente, os fundos regulados pela CVM devem elaborar suas demonstrações contábeis interinas e colocadas à disposição de qualquer interessado que as solicitar ao administrador.
III. O exercício do fundo deve ser encerrado a cada 12 (doze) meses, quando devem ser levantadas as demonstrações contábeis do fundo relativas ao período findo.
IV. As demonstrações contábeis do fundo devem ser auditadas anualmente por auditor independente registrado na CVM, observadas as normas de auditoria emitidas pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2021 - CFC - Auditor Independente - CVM |
Q1900259 Auditoria
Na preparação do relatório do auditor independente para a auditoria das demonstrações contábeis encerradas em 31 de dezembro de 202X, você considerou dois assuntos para serem divulgados como Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) – Recuperabilidade de ativos e Contingências Passivas. A administração argumenta que uma vez que não existe qualquer ressalva e que não considera áreas relevantes, não há necessidade de divulgar os PAAs, bastando informar que não houve questões relevantes que precisem ser divulgadas. Na auditoria você concorda que os assuntos foram adequadamente cobertos e que, de fato, não há ressalva a ser apresentada. Identifique nos itens abaixo o que deve ser relatado e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
. Mantém a seção e divulga os PAAs, explicando ao cliente o seu papel e o espírito da norma.
II. Elimina a seção dos PAAs do relatório, sem qualquer menção a ela, mas discute os PAAs como parte dos assuntos a serem apresentados àqueles responsáveis pela governança.
III. Concorda com o cliente e, na seção relativa aos PAAs, informa a sua inexistência.
IV. Se for aplicável, documente em seus papéis de trabalho a justificativa de sua conclusão de não comunicar, em seu relatório, um assunto considerado como sendo PAA.

Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: B
5: A