Questões de Concurso Público CFC 2019 para Auditor Independente - CVM

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2019 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - CVM |
Q1305078 Contabilidade Geral
A Companhia STDD adquiriu 95% do capital da Empresa Logística T & D S.A. Considerando a norma sobre Combinação de Negócios, julgue os itens abaixo sobre como deverá a Companhia STDD proceder na mensuração dos componentes da participação de não controladores na adquirida.

I. A companhia deverá mensurar pelo valor contábil, pois a participação dos não controladores será destacada no Balanço Geral Consolidado.

II. A companhia deverá mensurar a participação de não controladores pelo valor justo, ou pela participação proporcional atual conferida pelos instrumentos patrimoniais nos montantes reconhecidos dos ativos líquidos identificáveis da adquirida.

III. Todos os demais componentes da participação de não controladores devem ser mensurados ao valor justo na data da aquisição, a menos que outra base de mensuração seja requerida pelas normas, interpretações e comunicados técnicos do CFC.

IV. A Companhia deverá mensurar, com base nos termos da contratação entre o adquirente e os não controladores, e reconhecer uma obrigação que resulta de eventos passados e cuja existência será confirmada após análise da documentação da adquirida.

Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - CVM |
Q1305086 Contabilidade Geral
Companhia Z possui um recebível comercial de R$1.000, com vencimento previsto para os próximos 3 anos. Z espera que o cenário mais provável é que o montante total seja pago no prazo acordado. Z estima que existe uma probabilidade de 1% que o devedor não pague nada e de 99% que ele quita o valor integral até o vencimento. Esta avaliação de risco é a mesma adotada no reconhecimento inicial dos recebíveis, inexistindo aumento significativo do risco de crédito. De acordo com as normas aplicáveis e considerando este cenário, analise os itens abaixo.

I. Na data do balanço, considerando que o risco de crédito de instrumento financeiro não aumentou, significativamente, desde o reconhecimento inicial, a entidade deve mensurar a provisão para perdas para esse instrumento financeiro ao valor equivalente às perdas de crédito esperadas para todo o período em que a Companhia Z esteja exposta ao risco de crédito.

II. Em cada data do balanço, a entidade deve avaliar se o risco de crédito de instrumento financeiro aumentou significativamente desde o reconhecimento inicial. Ao fazer essa avaliação, a entidade deve utilizar a alteração no risco de inadimplência que ocorre ao longo da vida esperada do instrumento financeiro, e não a alteração no valor de perdas de crédito esperadas. Para fazer essa avaliação, a entidade deve comparar o risco de inadimplência que ocorre no instrumento financeiro na data do balanço com o risco de inadimplência que ocorre no instrumento financeiro na data de reconhecimento inicial e deve considerar informações razoáveis e sustentáveis, disponíveis sem custo ou esforço excessivos, que sejam um indicativo de aumentos significativos no risco de crédito desde o reconhecimento inicial.

III. A entidade pode presumir que o risco de crédito de instrumento financeiro não aumentou significativamente desde o reconhecimento inicial se for determinado que o instrumento financeiro possui baixo risco de crédito na data do balanço.

Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2019 - CFC - Auditor Independente - CVM |
Q1305087 Contabilidade Geral

A Companhia D possui, dentro das suas contas a receber, um título do governo. Para avaliar o risco de crédito, a Companhia D utiliza uma avaliação de risco de crédito com uma escala que considera os níveis de 1 a 10. A Companhia D reconhece perdas de crédito se houver atraso acima de 30 dias ou se um ativo é classificado nos níveis 7 a 10. A Companhia D considera que uma queda em 2 níveis representa um aumento significativo no risco de crédito. Em 31/12/20X8, o título é classificado no nível 3 e não está em atraso. No reconhecimento inicial, o título foi classificado no nível 3.

Dessa forma, considerando a norma sobre o ajuste de recuperabilidade de instrumentos financeiros, como a Companhia D DEVE determinar a perda esperada para o título público?

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A