Questões de Concurso Público CFC 2018 para Auditor Independente

Foram encontradas 2 questões

Ano: 2018 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2018 - CFC - Auditor Independente |
Q1305650 Contabilidade Geral

Nas operações de arrendamento mercantil, quando os pagamentos e outras contraprestações exigidas no contrato são separados, ou na celebração do contrato, ou quando de sua reavaliação, os pagamentos do arrendamento e aqueles pagamentos de outros elementos devem ser contabilizados separadamente, com base em seus respectivos valores justos. Esses outros pagamentos podem referir-se a outros elementos no contrato (por exemplo, referentes a serviços e custo de insumos).

Qual é o critério que o arrendatário e usuário de serviços deve adotar para a separação desses montantes?

Alternativas
Ano: 2018 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2018 - CFC - Auditor Independente |
Q1305666 Contabilidade Geral
Ao negociar um arrendamento operacional novo ou renegociado, o arrendador pode conceder incentivos para o arrendatário celebrar o contrato. Exemplo desse incentivo é o pagamento antecipado em dinheiro ao arrendatário ou o reembolso ou a assunção, pelo arrendador, de custos do arrendatário (tais como: custos de realocação, melhorias no bem arrendado e custos associados ao compromisso de arrendamento preexistente do arrendatário). Alternativamente, períodos iniciais do prazo do arrendamento podem ser pactuados como sendo isentos de aluguel ou com aluguel reduzido. Como devem ser reconhecidos nas demonstrações contábeis, tanto do arrendatário como do arrendador, os incentivos no arrendamento operacional?
Assinale como VERDADEIRO (V) ou como FALSO (F) as alternativas abaixo:

I. Todos os incentivos para o contrato de arrendamento operacional novo ou renegociado serão reconhecidos como parte integrante do pagamento pactuado pelo uso do ativo arrendado, independentemente da natureza ou forma do incentivo ou época dos pagamentos.

II. O arrendador deve reconhecer o custo agregado de incentivos como redução da receita do aluguel ao longo do prazo do arrendamento, pelo método linear, exceto se outro método sistemático for representativo do padrão de tempo ao longo do qual o benefício do ativo arrendado é diminuído.

III. O arrendatário deve reconhecer o benefício agregado de incentivos como redução da receita de aluguel ao longo do prazo do arrendamento, pelo método exponencial.

IV. Os custos incorridos pelo arrendatário, incluindo os custos relativos ao arrendamento preexistente (por exemplo, custos de rescisão, realocação ou melhorias em propriedades arrendadas) devem ser contabilizados pelo arrendatário em conformidade com as normas, interpretações e comunicados técnicos aplicáveis a esses custos, incluindo custos que sejam efetivamente reembolsados por meio de acordo de incentivo.

Assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: B
2: A