Questões de Concurso Público CFC 2013 para Auditor Independente - SUSEP

Foram encontradas 7 questões

Ano: 2013 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2013 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301640 Auditoria
Em relação à substituição periódica do auditor independente, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2013 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301641 Auditoria
De acordo com a Resolução CNSP n.º 118/04, o auditor independente, o Comitê de Auditoria, quando existente, e o diretor responsável devem, individualmente ou em conjunto, comunicar formalmente à SUSEP, no prazo máximo de três dias úteis da identificação, a existência ou as evidências de erros ou fraudes. Aponte quais os itens abaixo que correspondem aos conceitos de erros e fraude estabelecidos na Resolução CNSP n.º 118/04.
I - Inobservância de normas legais e regulamentares, que coloquem em risco a continuidade da sociedade supervisionada. II - Fraudes de qualquer valor perpetradas pela administração da sociedade supervisionada. III - Fraudes de qualquer valor perpetradas por funcionários da sociedade supervisionada ou terceiros. IV -Erros que resultem em incorreções relevantes nas demonstrações contábeis da sociedade supervisionada.
Estão certos os itens:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2013 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301672 Auditoria
O CNSP estabeleceu um modelo de requerimento de capital cujo princípio básico é o de estabelecer valores cujo objetivo é a cobertura de certos fatores de risco que ameaçam ou podem causar perdas as sociedades que compõem o Sistema Nacional de Seguros Privados. A Resolução CNSP n.º 227/2010 identifica esses fatores de risco. Relacione os fatores de risco indicados na primeira coluna com a definição descrita na segunda coluna que melhor descreva aquele fator de risco.
FATOR DE RISCO
I. Risco de crédito II. Risco de mercado III. Risco legal IV. Risco de subscrição V. Risco operacional
NATUREZA DO RISCO
( ) Risco relacionado a falta de um completo embasamento legal das operações; é associado à inadequação ou deficiência em contratos firmados, bem como a sanções em razão de descumprimento de dispositivos legais e a indenizações por danos a terceiros decorrentes das atividades desenvolvidas. ( ) É oriundo de uma situação econômica adversa que contraria tanto as expectativas da sociedade no momento da elaboração de sua política de subscrição quanto às incertezas existentes na estimação das provisões. ( ) Incerteza, relacionada aos retornos esperados de seus ativos e passivos, em decorrência de variações em fatores como taxas de juros, taxas de câmbio, índices de inflação, preços de imóveis e cotações de ações. ( ) Possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. ( ) Incerteza relacionada à probabilidade da contraparte de uma operação, ou de um emissor de dívida, não honrar, total ou parcialmente, seus compromissos financeiros.
A sequência CORRETA é:
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2013 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301673 Auditoria
Os auditores da seguradora Policies & Claims (P&C) Brazil S.A. identificaram que a Provisão de Premios não Ganhos cujo saldo em 31 de dezembro era de $49 milhões, foi calculada erroneamente. O saldo correto deveria ser de $61 milhões. O lucro do exercício, antes de impostos e participações, é de $90 milhões e o patrimônio líquido no encerramento, já considerados os efeitos do lucro líquido do exercício é de $150 milhões. O sócio e o gerente responsáveis pelo trabalho estão avaliando os impactos e se alguma modificação deveria ser feita no relatório de auditoria em função desse assunto. Acerca desse assunto, assinale a opção que apresenta o tipo de opinião que deve constar no relatório de auditoria.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: CFC Órgão: CFC Prova: CFC - 2013 - CFC - Auditor Independente - SUSEP |
Q1301674 Auditoria
O auditor da Seguradora XYZ S/A não teve acesso aos papéis de trabalho e ao relatório final do auditor da Seguradora ZZV S/A, que é uma controlada da Seguradora XYZ S/A. Nessa circunstância, assinale a opção que apresenta o tipo de ação que NÃO pode ser adotado pelo auditor para fins de emissão do seu relatório sobre as demonstrações contábeis consolidadas da Seguradora XYZ S/A.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: D