Questões de Concurso Público Prefeitura de Icapuí - CE 2021 para Médico Psiquiatra

Foram encontradas 19 questões

Q1891929 Psiquiatria
Sobre a entrevista psiquiátrica em saúde mental, marque a opção INCORRETA. 
Alternativas
Q1891930 Psiquiatria
Sobre as substâncias psicoativas, analise seus efeitos no cérebro e no organismo e como são consumidas na nossa sociedade. Na Coluna A estão relacionados tipos de substâncias; na Coluna B afirmativas sobre as referidas substância psicossomáticas.

COLUNA A
I. Tranquilizantes.
II. Estimulantes.
III. Opiáceos.
IV. Alucinógenos.

COLUNA B
( ) Como exemplo, temos a anfetamina que é uma substância sintética que estimula o sistema nervoso central, aumentando as atividades da norepinefrina e da dopamina. Provoca efeitos ativos e de alertas, pois eleva a pressão sanguínea e o pulso, causa insônia e falta de apetite. Deixa a pessoa mais alerta, com mais vigor, reduz a fadiga, melhora o humor. As anfetaminas são muito indicadas para os casos de narcolepsia.
( ) Sua substância ativa provém da papoula, e tem efeito narcótico, aliviando a dor, induzindo ao sono, diminuindo o ritmo da respiração. Doses elevadas podem bloquear a respiração e levar a morte. Mas também produzem euforia temporária, pois essa substância ativa as endorfinas naturais no cérebro.
( ) Diminuem as atividades do sistema nervoso central, reduzindo os níveis da excitação fisiológica e conduzindo ao relaxamento muscular e redução da ansiedade. Como exemplo tempos os benzodiazepínicos e barbitúricos.
( ) Provocam alterações da percepção sensorial, podendo levar a ilusões, paranóias e alucinações. Maconha e LSD estão nesta categoria.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1891931 Psiquiatria
A esquizofrenia é um transtorno complexo que exerce um efeito destruidor na vida da pessoa afetada e dos familiares, caracterizado por um amplo espectro de disfunções cognitivas e emocionais, incluindo delírios e alucinações, discurso e comportamento confusos e emoções inapropriadas, em virtude de abalos na percepção, no pensamento, na fala e nas ações motoras (Barrow & Durand, 2011). Analise a afirmativa a seguir.

Sobre a esquizofrenia, relacione a Coluna B com a Coluna A.
Coluna A
I. Paranoide.
II. Catatônico.
III. Esquizofreniforme.
IV. Esquizoafetivo.

Coluna B
( ) Transtorno com sintomas concomitantes de esquizofrenia e com transtornos de humor como depressão ou bipolaridade.
( ) Transtorno esquizofrênico que, com um bom tratamento, teve seus sintomas tratados e não aparecem mais em menos de seis meses que surgiram da primeira vez.
( ) Pacientes que apresentam delírios e alucinações auditivas frequentes, mas com preservação das aptidões cognitivas e emocionais.
( ) Quando apresentam sintomas de maneirismos corporais e faciais estranhos com caretas, exibição comum de ecolalia e ecopraxia que respondem bem a comportamentos neurolépticos.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1891932 Psiquiatria
Analise a seguinte afirmativa:

“A característica-chave de identificação dos transtornos bipolares é a tendência de episódios maníacos se alternarem com episódios depressivos maiores em uma interminável montanha-russa que vai dos picos do entusiasmo às profundezas do desespero” (Barrow & Durand, 2011, p. 247). Marque a opção que não indica um transtorno bipolar.
Alternativas
Q1891933 Psiquiatria
Considerando a avaliação do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade, marque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas.

( ) Para o correto diagnóstico, o paciente deve preencher, pelo menos, seis, dos nove sintomas de desatenção/desorganização ou seis, de nove sintomas de hiperatividade/impulsividade.
( ) A avaliação é mais fácil em adultos do que em crianças.
( ) O diagnóstico baseia-se em uma síntese de relatos e observações da criança, feito por várias pessoas como pais e professores. Não há um teste psicológico específico para diagnóstico.
( ) A essência da avaliação diagnóstica é perguntar sobre os critérios que preenchem o DSM-IV-TR de forma natural para obter relatos espontâneos de cada aspecto específico.
( ) Os relatos de pacientes que se dizem cheios de energia podem ser muito diferentes de sintomas de impulsividade, devendo diferenciar os sintomas maníacos, ansiosos, personalidade extrovertida.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: D
5: A