Questões de Concurso Público Prefeitura de Belém - PA 2011 para Assistente Administrativo

Foram encontradas 6 questões

Q721054 Redação Oficial
De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial. Para ela concorrem:
I- a impessoalidade, que estimula a duplicidade de interpretações decorrente de um tratamento personalista dado ao texto; II- o uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição compatível com vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão; III- a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos; IV- a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos lingüísticos que nada lhe acrescentam. Estão CORRETOS apenas os itens: 
Alternativas
Q721055 Redação Oficial
A ata é um documento de valor jurídico, e deve ser lavrada de tal forma que nada lhe poderá ser acrescentado ou modificado. Sobre esse assunto, julgue os itens seguintes: I- Nos casos de erros constatados no momento de redigi-la, emprega-se a partícula corretiva “digo”, ratificando o pensamento; II- Nas atas, os números devem ser escritos por extenso, evitando-se também as abreviações; III- As atas manuscritas são redigidas com parágrafos e alíneas, além de espaços para melhor formatação do documento; IV- Quanto à assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretário. Estão INCORRETOS apenas os itens:
Alternativas
Q721056 Redação Oficial
São considerados elementos constituintes básicos de uma ata: I- dia, mês, ano e hora da reunião; II- local da reunião e ordem do dia; III- relação e identificação das pessoas presentes. Após a análise dos itens anteriores, marque a única alternativa CORRETA:
Alternativas
Q721057 Redação Oficial
Sabe-se que o emprego dos pronomes de tratamento obedece a secular tradição. São de uso consagrado, conforme o Manual de Redação da Presidência da República,: I- Vossa Excelência, para as seguintes autoridades do Poder Executivo: Presidente da República, Vice-Presidente da República, como também para os Ministros de Estado; II- Vossa Magnificência, empregada por força da tradição, em comunicações dirigidas a reitores de universidade; III- Vossa Excelência Reverendíssima é usado em comunicações dirigidas a Arcebispos, sacerdotes, clérigos e demais religiosos. Está(ão) CORRETO(S) apenas:
Alternativas
Q721058 Redação Oficial
De acordo com a Instrução Normativa n.° 4, de 06 de março de 1992, “há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando. Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício”, todos os três devem conter: I- tipo e número do expediente, antecedida da sigla do órgão que o expede; II- local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à esquerda; III- vocativo, que invoca o destinatário, seguido de vírgula; IV- texto, fecho e assinatura do autor da comunicação; V- identificação do signatário, excluídas as comunicações assinadas pelo Presidente da República. Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: E
5: C