Questões de Concurso Público INPI 2024 para Analista De Planejamento, Gestão E Infraestrutura Em Propriedade Industrial – Área: A8 – Gestão E Suporte – Formação: Psicologia

Foram encontradas 2 questões

Q2377265 Psicologia
        Uma instituição pública de prestação de serviços previdenciários adotou um posicionamento flexível a respeito dos horários dos seus empregados a partir de 2015. Nessa instituição, os empregados podem optar entre duas políticas (que podem ser aplicadas em um dia da semana): entrar 4 horas mais tarde na segunda-feira ou sair 4 horas mais cedo na sexta (que devem ser compensadas nos outros dias da semana), ou, ainda, trabalhar em casa uma vez por semana, o que deve ser combinado previamente com o gerente. Com a mudança, a instituição só viu benefícios. Os empregados têm mais tempo para se dedicar a assuntos pessoais (ganhando em qualidade de vida), o nível de produtividade e a capacidade de manter seus funcionários aumentaram. Os gestores inspiram seus empregados a decidir sobre a flexibilidade oferecida e consideram positiva essa relação com uma parcela dos trabalhadores em virtude das reduções de custo geradas pela maior produtividade e maior retenção de empregados. Estes, por sua vez, apreciam a flexibilidade proporcionada. Para eles, o trabalho com horário flexível torna mais fácil atingir o equilíbrio entre trabalho e outros espaços de vida. 

Com referência a essa situação hipotética e a aspectos a ela pertinentes, julgue o item seguinte. 


O trabalho flexível pode ser percebido pelo empregado como fator de reconhecimento e recompensa no trabalho. 

Alternativas
Q2377305 Psicologia

Caso clínico 8A03  


        Em um dia usual de trabalho, Diógenes, com 20 anos de idade, apresentou comportamentos atípicos. Apesar de recém-contratado, em três meses de trabalho nunca havia ocorrido nada parecido. Um dos colegas com quem ele tem mais afinidade percebeu que Diógenes estava bem falante, agitado, inquieto e desinibido. Em uma conversa, chegou a tirar vantagem de uma dada situação, demonstrando uma autoconfiança exagerada, além de verbalizar situações inadequadas de cunho pessoal e sexual. Desconfiando de que algo não estava bem, o colega levou o caso à chefia e Diógenes foi encaminhado para avaliação médica e psicológica no setor responsável. Já sob cuidados, Diógenes confessou para o colega que há mais de um ano fazia uso de determinada substância estimulante e que, ultimamente, tem sentido maior dificuldade em controlar o seu uso, mesmo sabendo dos danos e dos riscos que corre, inclusive no recente emprego.



Ainda considerando o caso clínico hipotético 8A03 e também a psicopatologia, a avaliação psicológica, as técnicas de entrevista e o manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais (DSM-5 TR), julgue o item a seguir. 


A entrevista motivacional seria uma possibilidade terapêutica apropriada no caso de Diógenes, em virtude de seu viés colaborativo, com perspectiva de se entender e explorar as motivações do paciente com base em uma escuta empática. 

Alternativas
Respostas
1: C
2: C