Questões de Concurso Público FINEP 2024 para Analista - Crédito, Finanças e Orçamento

Foram encontradas 7 questões

Q2444345 Conhecimentos Bancários
Considerando as relações do Brasil com o resto do mundo e as principais variáveis que compõem os fluxos cambiais, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2444349 Conhecimentos Bancários
Julgue os seguintes itens, acerca do Acordo de Basileia.

I O referido acordo busca tornar mais variada a gestão de balanço dos bancos, especificamente dos ativos, a partir da dispensa de um de requerimento mínimo de capital de risco.
II O aludido acordo estabelece requisitos mínimos de capital que os bancos devem manter para garantir a estabilidade financeira e a capacidade de absorver perdas, evitando crises financeiras.
III No mencionado acordo, a ponderação de risco dos ativos é determinada pela média das operações e por classificações fornecidas pelo mercado.
IV Os acordos de capital de Basileia aplicam-se aos bancos de desenvolvimento, sendo, portanto, um marco relevante para a formulação de uma política de gestão de risco.

Assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2444350 Conhecimentos Bancários
O percentual dos depósitos captados pelas instituições financeiras que, conforme definição do Banco Central do Brasil (BACEN), deve ficar retido nas contas de reservas bancárias denomina-se 
Alternativas
Q2444351 Conhecimentos Bancários
Assinale a opção correta a respeito das funções do BACEN. 
Alternativas
Q2444354 Conhecimentos Bancários

Texto 2A4-I 


      As operações de empréstimo feitas pelos bancos normalmente exigem garantias que assegurem o reembolso das instituições financeiras em caso de inadimplência dos tomadores de empréstimo. A garantia não substitui o pagamento, mas, como o nome sugere, garante que, caso ele não ocorra, esse instrumento colateral, ao ser recebido, minimize a perda.

      A alienação fiduciária é uma modalidade de garantia muito usada no financiamento de veículos, por exemplo. Ao financiar um carro por meio de alienação fiduciária, o comprador (e tomador do empréstimo) ficará de posse do bem, o qual será de propriedade do banco financiador até a quitação das parcelas do financiamento. Com isso, o próprio veículo adquirido com o valor financiado é a garantia oferecida pelo devedor. 


E. Fortuna Mercado financeiro: produtos e serviços. 20.ª ed. Rio de Janeiro:

  Qualitymark, 2015, p. 261 (com adaptações). 

No que se refere às garantias de empréstimos, assunto tratado no texto 2A4-I, é possível classificá-las em garantias reais e garantias fidejussórias. É exemplo de garantia fidejussória 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: A