Questões de Concurso Público MPE-RO 2023 para Médico

Foram encontradas 3 questões

Q2239403 Medicina
O papilomavírus humano (HPV) é a causa de infecção sexualmente transmissível (IST) mais comum no mundo, e a maioria das pessoas sexualmente ativas são expostas a ele durante a vida. Uma infecção persistente por HPV pode causar câncer cervical, anal ou de cabeça e pescoço, tendo sido o câncer cervical uma das principais causas de mortalidade entre mulheres por décadas. A infecção persistente com tipos de HPV de alto risco é responsável pela maioria dos casos de câncer cervical de células escamosas.
A partir do texto precedente, assinale a opção correta. 
Alternativas
Q2239405 Medicina
Uma gestante com 37 anos de idade e 12 semanas e 3 dias de gravidez admitida no serviço de ginecologia relatou febre havia dois dias, dor abdominal e vômitos. Ao exame físico, apresentava febre, taquicardia, pressão arterial de 110 mmHg × 80 mmHg, abdome flácido, dor intensa na fossa ilíaca direita, sem defesa ou contratura. Os exames laboratoriais revelaram 22,65 × 109 leucócitos por litro com 89% de neutrófilos e proteína C-reativa em 338 mg/L (N: 0−0,5 mg/L). Iniciou-se terapia com ceftriaxona e, posteriormente, a hemocultura resultou positiva para bacilo Gram-negativo e o MALDI-TOF identificou Campylobacter jejuni na hemocultura. A antibioticoterapia foi, então, alterada para 500 mg de azitromicina oral ao dia, durante 14 dias. No que se refere ao caso clínico hipotético precedente, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2239407 Medicina
A respeito da candidíase oral, uma das infecções oportunistas mais prevalentes em pacientes infectados por HIV, julgue os itens a seguir.
I A candidíase pseudomembranosa ocorre geralmente com células T CD4+ na faixa de 200–500 células por microlitro, ao passo que a candidíase eritematosa é observada quando há uma queda adicional de células T CD4+ abaixo de 200 células por microlitro, e ambas ocorrem geralmente na língua e no palato.
II A maioria dos casos de candidíase oral não complicada em paciente infectado pelo HIV é causada por Candida glabrata — uma infecção fúngica oportunista —, no entanto, espécies de cândida menos comuns podem estar implicadas na infecção.
III A presença de candidíase oral bem estabelecida em pacientes infectados pelo HIV sob a terapia antirretroviral altamente ativa pode ser considerada um indicador de falha potencial do tratamento.
Assinale a opção correta.

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C