Questões de Concurso Público FUB 2023 para Técnico em Radiologia
Foram encontradas 120 questões
Ano: 2023
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Provas:
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Biologia
|
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Química |
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico em Radiologia |
Q2234885
Português
Texto associado
Quando se fala em palhaço, duas imagens costumam vir
logo à cabeça. Palhaço, infelizmente, é aquele de quem muitos
têm medo. Ele pega alguém da plateia para ridicularizar, faz
grosserias, piadas inconvenientes. Crianças têm medo de
palhaços. Filmes de terror exploram impiedosamente nossas
fantasias infantis sobre tal figura. Esses palhaços malvados
existem em nosso imaginário e, felizmente, são a minoria na
realidade. Neste exato instante em que você lê estas palavras,
milhares de palhaços em todo o mundo estão em hospitais,
campos de batalha, campos de refugiados, escutando pessoas,
relacionando-se verdadeiramente com elas, buscando, por meio
do afeto e do humor, amenizar a dor daqueles que estão passando
por situações trágicas e delicadas. Dessa imagem inferimos por
que a comédia é uma espécie de tratamento para a tragédia. Um
tratamento que não nega nem destitui a existência do pior, mas
que faz com ele uma espécie de inversão de sentido. Assim,
introduzimos que o horizonte do que o palhaço escuta é a
tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e
impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro,
que se mostra como uma repetição insensata sempre. O palhaço é
um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade
exagerando as deformações que criamos sobre ela. Primeira lição
a tirar disso para a arte da escuta: escutar o outro é escutar o que
realmente ele diz, e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de
ouvir. Escutar o que realmente alguém sente ou expressa, e não o
que seria mais agradável, adequado ou confortável sentir. Escutar
o que realmente está sendo dito e pensado, e não o que nós ou ele
deveríamos pensar e dizer.
Christian Dunker e Cláudio Thebas.
O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, p. 30-1 (com adaptações).
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do
texto anterior, julgue o item a seguir.
O texto estabelece um contraste entre o palhaço do imaginário, que assusta, e o palhaço real, que conforta.
O texto estabelece um contraste entre o palhaço do imaginário, que assusta, e o palhaço real, que conforta.
Ano: 2023
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Provas:
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Biologia
|
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Química |
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico em Radiologia |
Q2234886
Português
Texto associado
Quando se fala em palhaço, duas imagens costumam vir
logo à cabeça. Palhaço, infelizmente, é aquele de quem muitos
têm medo. Ele pega alguém da plateia para ridicularizar, faz
grosserias, piadas inconvenientes. Crianças têm medo de
palhaços. Filmes de terror exploram impiedosamente nossas
fantasias infantis sobre tal figura. Esses palhaços malvados
existem em nosso imaginário e, felizmente, são a minoria na
realidade. Neste exato instante em que você lê estas palavras,
milhares de palhaços em todo o mundo estão em hospitais,
campos de batalha, campos de refugiados, escutando pessoas,
relacionando-se verdadeiramente com elas, buscando, por meio
do afeto e do humor, amenizar a dor daqueles que estão passando
por situações trágicas e delicadas. Dessa imagem inferimos por
que a comédia é uma espécie de tratamento para a tragédia. Um
tratamento que não nega nem destitui a existência do pior, mas
que faz com ele uma espécie de inversão de sentido. Assim,
introduzimos que o horizonte do que o palhaço escuta é a
tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e
impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro,
que se mostra como uma repetição insensata sempre. O palhaço é
um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade
exagerando as deformações que criamos sobre ela. Primeira lição
a tirar disso para a arte da escuta: escutar o outro é escutar o que
realmente ele diz, e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de
ouvir. Escutar o que realmente alguém sente ou expressa, e não o
que seria mais agradável, adequado ou confortável sentir. Escutar
o que realmente está sendo dito e pensado, e não o que nós ou ele
deveríamos pensar e dizer.
Christian Dunker e Cláudio Thebas.
O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, p. 30-1 (com adaptações).
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.
No trecho “o horizonte do que o palhaço escuta é a tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro, que se mostra como uma repetição insensata” (décimo período), a substituição de “se mostra” por mostra-se comprometeria a correção gramatical do trecho.
No trecho “o horizonte do que o palhaço escuta é a tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro, que se mostra como uma repetição insensata” (décimo período), a substituição de “se mostra” por mostra-se comprometeria a correção gramatical do trecho.
Ano: 2023
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Provas:
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Biologia
|
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Química |
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico em Radiologia |
Q2234887
Português
Texto associado
Quando se fala em palhaço, duas imagens costumam vir
logo à cabeça. Palhaço, infelizmente, é aquele de quem muitos
têm medo. Ele pega alguém da plateia para ridicularizar, faz
grosserias, piadas inconvenientes. Crianças têm medo de
palhaços. Filmes de terror exploram impiedosamente nossas
fantasias infantis sobre tal figura. Esses palhaços malvados
existem em nosso imaginário e, felizmente, são a minoria na
realidade. Neste exato instante em que você lê estas palavras,
milhares de palhaços em todo o mundo estão em hospitais,
campos de batalha, campos de refugiados, escutando pessoas,
relacionando-se verdadeiramente com elas, buscando, por meio
do afeto e do humor, amenizar a dor daqueles que estão passando
por situações trágicas e delicadas. Dessa imagem inferimos por
que a comédia é uma espécie de tratamento para a tragédia. Um
tratamento que não nega nem destitui a existência do pior, mas
que faz com ele uma espécie de inversão de sentido. Assim,
introduzimos que o horizonte do que o palhaço escuta é a
tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e
impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro,
que se mostra como uma repetição insensata sempre. O palhaço é
um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade
exagerando as deformações que criamos sobre ela. Primeira lição
a tirar disso para a arte da escuta: escutar o outro é escutar o que
realmente ele diz, e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de
ouvir. Escutar o que realmente alguém sente ou expressa, e não o
que seria mais agradável, adequado ou confortável sentir. Escutar
o que realmente está sendo dito e pensado, e não o que nós ou ele
deveríamos pensar e dizer.
Christian Dunker e Cláudio Thebas.
O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, p. 30-1 (com adaptações).
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.
De acordo com o texto, a atuação do palhaço provoca uma amplificação, uma intensificação das mazelas intrínsecas à vida.
De acordo com o texto, a atuação do palhaço provoca uma amplificação, uma intensificação das mazelas intrínsecas à vida.
Ano: 2023
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Provas:
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Biologia
|
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Química |
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico em Radiologia |
Q2234888
Português
Texto associado
Quando se fala em palhaço, duas imagens costumam vir
logo à cabeça. Palhaço, infelizmente, é aquele de quem muitos
têm medo. Ele pega alguém da plateia para ridicularizar, faz
grosserias, piadas inconvenientes. Crianças têm medo de
palhaços. Filmes de terror exploram impiedosamente nossas
fantasias infantis sobre tal figura. Esses palhaços malvados
existem em nosso imaginário e, felizmente, são a minoria na
realidade. Neste exato instante em que você lê estas palavras,
milhares de palhaços em todo o mundo estão em hospitais,
campos de batalha, campos de refugiados, escutando pessoas,
relacionando-se verdadeiramente com elas, buscando, por meio
do afeto e do humor, amenizar a dor daqueles que estão passando
por situações trágicas e delicadas. Dessa imagem inferimos por
que a comédia é uma espécie de tratamento para a tragédia. Um
tratamento que não nega nem destitui a existência do pior, mas
que faz com ele uma espécie de inversão de sentido. Assim,
introduzimos que o horizonte do que o palhaço escuta é a
tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e
impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro,
que se mostra como uma repetição insensata sempre. O palhaço é
um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade
exagerando as deformações que criamos sobre ela. Primeira lição
a tirar disso para a arte da escuta: escutar o outro é escutar o que
realmente ele diz, e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de
ouvir. Escutar o que realmente alguém sente ou expressa, e não o
que seria mais agradável, adequado ou confortável sentir. Escutar
o que realmente está sendo dito e pensado, e não o que nós ou ele
deveríamos pensar e dizer.
Christian Dunker e Cláudio Thebas.
O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, p. 30-1 (com adaptações).
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.
A referência temporal da expressão “Neste exato instante” (sétimo período) é atualizada a cada leitura do texto, remetendo ao agora, ao presente de cada leitor.
A referência temporal da expressão “Neste exato instante” (sétimo período) é atualizada a cada leitura do texto, remetendo ao agora, ao presente de cada leitor.
Ano: 2023
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Provas:
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Biologia
|
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico de Laboratório - Área: Química |
CESPE / CEBRASPE - 2023 - FUB - Técnico em Radiologia |
Q2234889
Português
Texto associado
Quando se fala em palhaço, duas imagens costumam vir
logo à cabeça. Palhaço, infelizmente, é aquele de quem muitos
têm medo. Ele pega alguém da plateia para ridicularizar, faz
grosserias, piadas inconvenientes. Crianças têm medo de
palhaços. Filmes de terror exploram impiedosamente nossas
fantasias infantis sobre tal figura. Esses palhaços malvados
existem em nosso imaginário e, felizmente, são a minoria na
realidade. Neste exato instante em que você lê estas palavras,
milhares de palhaços em todo o mundo estão em hospitais,
campos de batalha, campos de refugiados, escutando pessoas,
relacionando-se verdadeiramente com elas, buscando, por meio
do afeto e do humor, amenizar a dor daqueles que estão passando
por situações trágicas e delicadas. Dessa imagem inferimos por
que a comédia é uma espécie de tratamento para a tragédia. Um
tratamento que não nega nem destitui a existência do pior, mas
que faz com ele uma espécie de inversão de sentido. Assim,
introduzimos que o horizonte do que o palhaço escuta é a
tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e
impotência, de pequenez e arrogância, de pobreza e desencontro,
que se mostra como uma repetição insensata sempre. O palhaço é
um realista, mas não um pessimista. Ele mostra a realidade
exagerando as deformações que criamos sobre ela. Primeira lição
a tirar disso para a arte da escuta: escutar o outro é escutar o que
realmente ele diz, e não o que a gente ou ele mesmo gostaria de
ouvir. Escutar o que realmente alguém sente ou expressa, e não o
que seria mais agradável, adequado ou confortável sentir. Escutar
o que realmente está sendo dito e pensado, e não o que nós ou ele
deveríamos pensar e dizer.
Christian Dunker e Cláudio Thebas.
O palhaço e o psicanalista: como escutar os outros pode transformar vidas.
São Paulo: Planeta do Brasil, 2019, p. 30-1 (com adaptações).
Com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir.
No trecho “introduzimos que o horizonte do que o palhaço escuta é a tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e impotência” (décimo período), a forma pronominal “sua” tem como referente o termo “horizonte”.
No trecho “introduzimos que o horizonte do que o palhaço escuta é a tragédia da vida, a sua realidade mais extensa de miséria e impotência” (décimo período), a forma pronominal “sua” tem como referente o termo “horizonte”.