Questões de Concurso Público SEDUC-AL 2021 para Professor - Artes

Foram encontradas 15 questões

Q1850988 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
No ensino da arte, a “contextualização” e a “leitura” da obra de arte, mencionadas no texto apresentado, são fruto da tendência expressivista dominante no século XXI no Brasil.
Alternativas
Q1850989 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
No Brasil, o ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, a “leitura da obra de arte” e o “fazer artístico” teve influência da discipline based art education, da Fundação Getty, dos Estados Unidos da América.
Alternativas
Q1850990 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
O ensino da arte que aborda a “contextualização da obra de arte”, “leitura da obra de arte” e a “criação artística” chama-se proposta triangular, que influencia o ensino da arte no Brasil desde a década de 80 do século passado.
Alternativas
Q1850991 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
A “contextualização da obra de arte” é parte fundamental da tendência multiculturalista no ensino da arte no Brasil, porque dá ênfase à diversidade cultural.
Alternativas
Q1850992 Artes Plásticas
    Muitas vezes, confundiu-se a contextualização da obra de arte com a apresentação de uma cronologia linear da história da arte, sem se levar em conta as noções e representações de temporalidade dos alunos. Do mesmo modo, disseminou-se a prática da releitura da obra de arte como um modo de propiciar aos alunos o estabelecimento da relação entre a leitura da obra de arte e o fazer artístico. Multiplicaram-se, assim, cópias mal feitas de reproduções de obras artísticas modernistas. Merece destaque a necessidade de que os termos leitura e releitura da obra de arte sejam discutidos de modo mais cuidadoso e crítico.
Alice Fátima Martins. Da educação artística à educação da cultura visual: revendo percurso, refazendo pontos, puxando alguns fios da meada. In: Raimundo Martins e Irene Tourinho. (orgs.) Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora UFSM, 2009, p.104 (com adaptações).
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, bem como considerando os fundamentos e as tendências pedagógicas da arte no Brasil, julgue o item seguinte.
A “releitura da obra de arte” faz parte da proposta triangular, sendo uma atividade de criação livre procedente da linha expressivista da Escolinha de Arte do Brasil (EAB).
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: E