Questões de Concurso Público CODEVASF 2021 para Analista em Desenvolvimento Regional - Geologia
Foram encontradas 17 questões
A autorização para pesquisa e lavra de riquezas minerais em terras indígenas é da competência exclusiva do Congresso Nacional.
Na hipótese de extinção da concessão minerária, o concessionário deverá apresentar o plano de recuperação de áreas degradadas (PRAD) à entidade outorgante de direitos minerários.
Na aplicação dos regimes de autorização, licenciamento e concessão para exploração de recursos minerais, o proprietário do solo terá direito à participação nos resultados da lavra, a título de compensação financeira.
A comprovação de disponibilidade de fundos ou da existência de compromissos de financiamento, necessários para a execução do plano de aproveitamento econômico e operação da mina, deverá ser apresentada pelo empreendedor por ocasião do requerimento de autorização de lavra.
Havendo previsão de construção de barragem de rejeitos no plano de aproveitamento econômico da jazida, deve-se, preferencialmente, utilizar a técnica de alteamento a montante.
O fechamento de uma mina inclui, entre outros aspectos, a apresentação da aptidão e o propósito para o uso futuro da área.
A vulnerabilidade de um aquífero será tanto maior quanto mais difícil ou retardado for o acesso hidráulico do contaminante à zona saturada.
O nitrogênio dissolvido na forma iônica de nitrato é um dos contaminantes mais comuns das águas subterrâneas, o que é consequência, principalmente, das atividades agrícolas e do lançamento de esgotos no solo.
Em geral, a contaminação por óleo ou gasolina oriunda de vazamentos, diferentemente de outros produtos, migra na zona não saturada do solo.
O avanço de bactérias patogênicas oriundas do lançamento de esgotos sanitários no solo pode ser retardado ou contido no aquífero devido aos processos de filtração e adsorção.
Os poluentes conhecidos como BTEX (compostos aromáticos do tipo benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno) ocupam predominantemente a zona saturada do solo.
As estruturas herdadas da rocha matriz, tais como xistosidade e fraturas, funcionam como barreiras para a percolação dos contaminantes na água subterrânea.
Em um projeto de mineração, a fase inicial de prospecção geológica é a que acarreta os maiores impactos ao meio ambiente.
No Brasil, um dos principais impactos ambientais da extração do carvão mineral é a contaminação das águas superficiais pela drenagem ácida oriunda dos resíduos minerais sulfetados.
Os rejeitos ricos em arsênio gerados nas lavras de mina de ouro podem causar a contaminação dos solos e dos recursos hídricos, se armazenados de forma inadequada.
O interior de uma barragem de rejeitos de minérios que tenha sido descomissionada está livre de resíduos capazes de causar riscos e impactos ao meio ambiente.
Um dos impactos ambientais da mineração do ouro é a contaminação das águas por cianetos, que são usados no processo de lixiviação do minério.