Questões de Concurso Público IPEA 2008 para Técnico de Planejamento e Pesquisa - Economia e Relações Internacionais

Foram encontradas 6 questões

Q2271363 Conhecimentos Gerais
Quanto aos distintos conflitos internacionais contemporâneos, julgue o item seguinte.

Os movimentos xenófobos, de origem conservadora, ressuscitam hoje em dia, principalmente na Europa, e se caracterizam pelo seu comportamento refratário a qualquer tipo de miscigenação cultural. Os conflitos crescentes deixam clara a impossibilidade de reversão da política de imigração dos países europeus em direção a maiores restrições à entrada de imigrantes em seus países.
Alternativas
Q2271364 Conhecimentos Gerais
Quanto aos distintos conflitos internacionais contemporâneos, julgue o item seguinte.

O recente fracasso da Rodada de Doha e o fim da Organização Mundial Comércio marcam o início de uma fase de construção de novos fóruns multilaterais de negociação comercial, desta vez incluindo entre seus membros mais importantes os países emergentes conhecidos por BRICs: Brasil, Rússia, Índia e China. 
Alternativas
Q2271365 Conhecimentos Gerais
Quanto aos distintos conflitos internacionais contemporâneos, julgue o item seguinte.

O Conselho de Segurança da ONU, não obstante o crescimento da importância relativa dos países emergentes nos últimos anos, continua a ser formado pelos mesmos países desde a sua fundação: EUA, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Rússia e China.

Alternativas
Q2271373 Conhecimentos Gerais
Em relação ao sistema de equilíbrio de poder mencionado por Polanyi, julgue o item a seguir.

Ao impor o livre comércio, a Inglaterra atraiu grande parte do mundo para sua órbita, promovendo a cooperação entre Estados e garantindo uma paz duradoura.
Alternativas
Q2271399 Conhecimentos Gerais
   Os EUA, principal força na criação do GATT (General Agreement on Tariffs and Trade, da Organização Mundial do Comércio (OMC) e da liberalização comercial após o fim da Segunda Guerra Mundial, durante muito tempo, encararam com desconfiança e até hostilidade os acordos de livre-comércio e de união aduaneira. Foi apenas por motivos políticos — a necessidade de conter o expansionismo soviético durante a Guerra Fria — que os norte-americanos aceitaram o Tratado de Roma, que criou, em 1957, o Mercado Comum Europeu. Mesmo depois, os norte-americanos continuaram críticos do bilateralismo e do regionalismo, que lhes parecia séria ameaça ao multilateralismo comercial. Ao longo da Rodada Uruguai, lançada em 1986, Washington foi-se afastando gradualmente da defesa intransigente do multilateralismo.

Rubens Ricupero. A ALCA. São Paulo: Publifolha, 2003: 17 (Coleção Folha Explica).
O sucesso da União Européia, que incorporou os países mais atrasados ao bloco original do Mercado Comum e lhes concedeu expressiva ajuda financeira, estimulou a constituição de blocos regionais em várias partes do mundo.
Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C