Questões de Concurso Público Prefeitura de Boa Vista - RR 2004 para Administrador Hospitalar

Foram encontradas 3 questões

Q1368929 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

        Custo é o valor de todos os recursos utilizados na produção e distribuição de bens e serviços. Os custos em saúde podem ser classificados em: diretos e indiretos; fixos e variáveis; visíveis e invisíveis etc. Os custos fixos não são passíveis de alteração em curto prazo, já os custos variáveis dependem da dimensão do volume de sua produção. Para Griffiths (1981), os custos diretos são aqueles diretamente incorridos na provisão de relevantes serviços de saúde. Os custos diretos visíveis são perceptíveis nos orçamentos de serviços formais de saúde, enquanto que os custos diretos invisíveis correspondem a serviços de saúde fornecidos sem pagamento ou pagos informalmente por familiares dos pacientes. Indiretos são frutos das conseqüências particulares, doenças e suas seqüelas etc. Os custos indiretos visíveis são aqueles que podem ser medidos quanto a perdas da produção econômica ou à possibilidade de consumo. Já os custos indiretos invisíveis são largamente subjetivos, tais como os custos de reações psíquicas como dor, desconforto, ansiedade, estigma etc., e de difícil cálculo.

Marcelo Gurgel. Economia da saúde: da epidemiologia a tomada de decisão. In: Rouquayrol. Epidemiologia e saúde, 2003 (com adaptações).


Tendo em vista o texto apresentado acima e os custos hospitalares, julgue os itens que se seguem.

Os custos do serviço de nutrição e dietética representam para o hospital custos diretos invisíveis. Em uma situação em que esse serviço deixar de oferecer alimentos, ele passará a representar aos pacientes um custo direto invisível.
Alternativas
Q1368943 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

        Uma clínica médica de um determinado hospital vem apresentando gastos elevados com luvas, seringas e soluções de limpeza. Ao analisar a situação, o administrador percebeu que os profissionais utilizavam seringas de 20 mL para preparar medicações que poderiam ser preparadas com seringas menores, alegando que o setor recebia muito mais seringas de 20 mL do que de 5 mL e 10 mL. Utilizavam luvas esterilizadas para executar procedimentos que não requeriam o uso de equipamento estéril, pois o setor não oferecia luvas de procedimento em quantidade suficiente para suprir todos os procedimentos esperados para o setor. O pessoal da limpeza estava fazendo estoque das soluções sob o argumento de risco de desabastecimento.


Acerca da situação hipotética relatada acima e do sistema de custos hospitalares, julgue o item seguinte. 

A definição de uma unidade de custo é essencial para estabelecer na instituição o controle e a análise dos custos hospitalares. Um exemplo de unidade de custo é o custo do procedimento médico por paciente.
Alternativas
Q1368961 Gestão de Saúde e Administração Hospitalar

        Um hospital especializado privado beneficente sem fins lucrativos possui serviços especializados em oftalmologia e otorrinolaringologia. Oferta serviços a planos de saúde privados e a pacientes particulares, e é conveniado ao SUS desde dezembro de 2002. Possui um corpo profissional de 223 médicos e 87 profissionais diversos, possui 36 leitos especializados em oftalmologia e 34 em otorrinolaringologia. Apenas os leitos de oftalmologia estão conveniados ao SUS. Durante o ano de 2003, o hospital apresentou uma produção que registrou 123.340 procedimentos ambulatoriais e recebeu por isso R$ 5.023.345,00 e os procedimentos hospitalares somaram 765 procedimentos que geraram R$ 410.298,00 em repasses do Fundo Nacional de Saúde ao município que efetuou o pagamento.


Considerando a situação hipotética acima apresentada, julgue o item subseqüente.

A internação de um paciente em um leito hospitalar conveniado ao SUS deverá possuir uma AIH, que será o instrumento que o hospital terá para comprovar ao pagador a internação e assim ter direito ao repasse do valor referente à internação.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C