Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Perito Criminal - Engenharia Elétrica - Eletrônica

Foram encontradas 5 questões

Q2042956 Telecomunicações
91_- 97.png (367×460) 
Bernard Sklar. Digital communications – fundamentals and
applications. Nova Jersey: Prentice Hall, 1988, p. 300 (com adaptações)

   Para evitar que sua comunicação fosse interceptada de forma não-autorizada durante uma operação realizada contra o narcotráfico na fronteira do Brasil com a Colômbia, 21 agentes da Polícia Federal utilizaram um sistema por espalhamento espectral DS-CDMA, em que cada policial utilizava um equipamento transmissor com portadora de freqüência igual a 2,0 GHz modulada por sinal digital. Nesse sistema, o sinal de voz de cada agente policial federal era digitalizado à taxa de 14,0 kbps e espalhado por seqüência direta pseudo-aleatória de máximo comprimento e de taxa igual a 2,8 Mcps. O sinal espalhado era em seguida injetado em um codificador de canal (m, n), de taxa de codificação n/mO sinal resultante desse processo modulava em seguida uma portadora BPSK com fator de rolloff igual a 0,25. A probabilidade de erro de bit — Pb —em função da razão entre a energia de bit e a densidade espectral de potência da interferência gerada pelos sinais que compartilhavam o canal CDMA — Eb/NO [dB] —, para a técnica BPSK, está [dB] N0 Eb ilustrada na figura acima, para diferentes técnicas de codificação de canal. O sinal modulado, em freqüência intermediária de 27 MHz, era convertido em freqüência, amplificado, filtrado e injetado no sistema radiante do aparelho transmissor de cada agente.
Com relação a essa situação hipotética e considerando desprezíveis o ruído térmico na recepção do sinal espalhado de cada agente e outros tipos de degradação do canal não mencionados acima, sabendo que o sistema operava com probabilidade de erro de bit inferior ou igual a 10-6 e que os 21 agentes da Polícia Federal podiam operar simultaneamente seus aparelhos transmissores, julgue o item. 
Os códigos de Golay estendido e BCH mencionados na figura são do tipo convolucional, sendo o código de Golay estendido um caso especial do código Reed-Solomon.
Alternativas
Q2042963 Telecomunicações
As redes de telecomunicações modernas utilizam sistemas que combinam diversos tipos de comutação por circuitos e por pacotes. Acerca das principais técnicas de comutação, julgue os itens que se seguem.
A comunicação em uma rede de comutação por circuitos ocorre exclusivamente no modo orientado à conexão.
Alternativas
Q2042964 Telecomunicações
As redes de telecomunicações modernas utilizam sistemas que combinam diversos tipos de comutação por circuitos e por pacotes. Acerca das principais técnicas de comutação, julgue os itens que se seguem.
A diferença fundamental entre comutação de pacotes e comutação por células está no tamanho da unidade de dados de protocolo (PDU). No caso da comutação por pacotes, o PDU tem tamanho variado, enquanto no caso da comutação por células o PDU possui tamanho fixo e limitado a algumas dezenas de bytes.
Alternativas
Q2042965 Telecomunicações
As redes de telecomunicações modernas utilizam sistemas que combinam diversos tipos de comutação por circuitos e por pacotes. Acerca das principais técnicas de comutação, julgue os itens que se seguem.
Na comutação por pacotes, os endereços dos nodos de origem e destino são transmitidos explicitamente em cada pacote.
Alternativas
Q2042967 Telecomunicações
Uma organização de grande porte possui cerca de 3.000 empregados, alocando 1.300 ramais telefônicos, divididos entre três localizações (uma matriz e duas filiais) em uma mesma região metropolitana. Os serviços telefônicos corporativos são gerenciados de maneira completamente descentralizada, sendo que cada setor da organização é responsável por contratar e gerir os serviços de telefonia por ele demandados. Assim, existem diversos contratos de linhas telefônicas individuais, inclusive com operadores de telefonia diferentes. Apenas o faturamento e o tratamento fiscal e financeiro das contas telefônicas é realizado centralizadamente. Com o objetivo de reduzir custos e fazer um controle mais preciso da utilização dos serviços de telefonia utilizados pela organização como um todo, a diretoria da organização decidiu que seria estratégica a substituição do modelo de contratação e gerenciamento dos serviços de telefonia atual por um sistema de telefonia corporativo próprio e integrado, com gerenciamento centralizado. Acerca desse cenário, julgue os itens a seguir.
Para que a organização tenha um sistema de telefonia corporativo próprio e integrado, uma alternativa consiste na aquisição de centrais telefônicas privadas (PABX), que seriam interligadas entre si por enlaces de comunicação privados, quando se tratar de ligações entre centrais em uma mesma localização, e enlaces de comunicações públicos, quando se tratar de ligações entre as três localidades. Neste último caso, os enlaces devem ser contratados de operadoras de telecomunicações com outorga para prestação de tais serviços.
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: E
5: C