Questões de Concurso Público Polícia Federal 2004 para Perito Criminal - Engenharia Elétrica - Eletrônica

Foram encontradas 2 questões

Q2042955 Engenharia de Telecomunicações
Com o objetivo de determinar os parâmetros da carga de um sistema e de se projetar uma rede de casamento de impedância para essa carga, foram realizadas medidas por meio de uma linha de transmissão fendida de impedância característica de 50 Ω. Considere que se obtiveram os seguintes resultados: distância de 9 cm entre a carga e o primeiro mínimo de tensão; distância de 21 cm entre dois mínimos sucessivos de tensão; coeficiente de onda estacionária na carga igual a 4. A partir dessas informações, julgue o item a seguir, assumindo perdas desprezíveis no sistema.
É correto concluir que a freqüência do sinal utilizado nessa medida é inferior a 800 MHz, e a carga é complexa, com reatância capacitiva. Para se realizar, nessa freqüência, o casamento de impedância entre a carga e uma linha de transmissão de 50 Ω, é suficiente usar um transformador de um quarto de comprimento de onda com impedância característica inferior a 30 Ω, desde que inserido em um ponto de mínimo de tensão na linha de 50 Ω.
Alternativas
Q2042959 Engenharia de Telecomunicações
91_- 97.png (367×460) 
Bernard Sklar. Digital communications – fundamentals and
applications. Nova Jersey: Prentice Hall, 1988, p. 300 (com adaptações)

   Para evitar que sua comunicação fosse interceptada de forma não-autorizada durante uma operação realizada contra o narcotráfico na fronteira do Brasil com a Colômbia, 21 agentes da Polícia Federal utilizaram um sistema por espalhamento espectral DS-CDMA, em que cada policial utilizava um equipamento transmissor com portadora de freqüência igual a 2,0 GHz modulada por sinal digital. Nesse sistema, o sinal de voz de cada agente policial federal era digitalizado à taxa de 14,0 kbps e espalhado por seqüência direta pseudo-aleatória de máximo comprimento e de taxa igual a 2,8 Mcps. O sinal espalhado era em seguida injetado em um codificador de canal (m, n), de taxa de codificação n/mO sinal resultante desse processo modulava em seguida uma portadora BPSK com fator de rolloff igual a 0,25. A probabilidade de erro de bit — Pb —em função da razão entre a energia de bit e a densidade espectral de potência da interferência gerada pelos sinais que compartilhavam o canal CDMA — Eb/NO [dB] —, para a técnica BPSK, está [dB] N0 Eb ilustrada na figura acima, para diferentes técnicas de codificação de canal. O sinal modulado, em freqüência intermediária de 27 MHz, era convertido em freqüência, amplificado, filtrado e injetado no sistema radiante do aparelho transmissor de cada agente.
Com relação a essa situação hipotética e considerando desprezíveis o ruído térmico na recepção do sinal espalhado de cada agente e outros tipos de degradação do canal não mencionados acima, sabendo que o sistema operava com probabilidade de erro de bit inferior ou igual a 10-6 e que os 21 agentes da Polícia Federal podiam operar simultaneamente seus aparelhos transmissores, julgue o item. 
Caso a técnica de codificação de canal do tipo Golay estendido (24, 12) fosse a utilizada no sistema, seriam atendidas as exigências de capacidade e de desempenho especificadas.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C