Questões de Concurso Público Banco do Brasil 2003 para Escriturário, 003
Foram encontradas 4 questões
lidar com perdas. Afinal, morrem não só pessoas, mas
também sonhos, projetos, possibilidades. A mídia deveria
4 dar destaque a pessoas altruístas. Contudo, como esperar
que se enfatize a solidariedade em um mundo regido pela
competitividade? Como falar de modéstia em tempos de
7 exibicionismo? Como valorizar a partilha, se tudo gira em
torno da lógica da acumulação?
As drogas não se transformaram na peste do século
10 só por culpa do narcotráfico. Elas são uma quimérica tábua
de salvação nessa sociedade que relativiza todos os valores
e carnavaliza até a tragédia humana. Não se culpe,
13 indagando onde você errou, como professor ou pai.
Pergunte-se pelos valores da sociedade em que vive. E o que
faz para mudá-los.
Frei Betto. Educação e fascínio da fama. In:
Correio Braziliense, 21/8/2003, p. 19 (com adaptações).
A respeito do texto acima e do quadro característico da
civilização contemporânea, julgue os itens subseqüentes.
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. “A agenda mudou e o social ganhou
relevância”, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. “Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio”, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.
Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).
Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.
1 Inaugurado em 21/4/2001, o Centro Cultural Banco
do Brasil de São Paulo (CCBB/SP) comemora o sucesso de
ter atingido seu objetivo: injetar uma vitalidade ainda maior
4 na cena paulistana. Por meio de uma programação de
qualidade e de seus programas educativos, o CCBB/SP
contribui para mudar a relação do paulistano com o centro
7 da cidade. O CCBB/SP, localizado no coração histórico da
cidade, em uma via hoje de pedestres, ocupa um edifício que
foi comprado em 1923 pelo BB.
10 A construção foi inteiramente reformada para abrigar
o CCBB/SP. Os elementos originais foram restaurados,
mantendo assim as linhas que o tornam um dos mais
13 significativos exemplos da arquitetura do início do século
passado. A construção foi tombada pelo Departamento do
Patrimônio Histórico. Com 4.183 metros quadrados, o
16 CCBB/SP possui salas de exposições, cinema, teatro,
auditório, salas de vídeo, restaurante, bomboneria e café.
A escolha do prédio, no centro histórico de
19 São Paulo, reflete a preocupação do BB em revitalizar a
região, que abriga um inestimável patrimônio arquitetônico.
Hoje, mais de um milhão de pessoas circulam diariamente
22 pela área, e o CCBB/SP funciona como um ponto de
convergência não apenas para a observação, mas também
para a popularização e a disseminação das artes e para o
25 debate sobre as principais questões culturais no mundo
contemporâneo. Como fomentador da arte, o BB apresenta
uma programação original, em áreas como música, artes
28 plásticas, cinema, literatura, dança, teatro e programas
educativos.
Internet: <http://www.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr/sp/historico.jsp>.
Acesso em 29/9/2003 (com adaptações).
Em relação ao texto acima e ao tema por ele tratado, julgue os
itens a seguir.