Questões de Concurso Público SEDF 2017 para Professor de Educação Básica - Artes
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Em sua coleção, ao longo de décadas, Mário de Andrade reuniu objetos sacros (pinturas e esculturas), objetos litúrgicos e seus acessórios, além daqueles criados pela população em suas práticas religiosas e mágicas; peças sobretudo relacionadas com os estudos do folclore, em especial instrumentos musicais e indumentária de manifestações coletivas; finalmente, a coleção ainda conta com utensílios domésticos, brinquedos, figuras e ornamentos, bem como objetos de uso pessoal.
Marta R. Batistia (org.). Coleção Mário de Andrade. São Paulo: DUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004, p. 61 (com adaptações).
Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue o item subsequente, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.
Iniciada na década de 20 do século XX, a coleção de Mário de Andrade ignora uma questão da contemporaneidade: a diversidade cultural.
Em sua coleção, ao longo de décadas, Mário de Andrade reuniu objetos sacros (pinturas e esculturas), objetos litúrgicos e seus acessórios, além daqueles criados pela população em suas práticas religiosas e mágicas; peças sobretudo relacionadas com os estudos do folclore, em especial instrumentos musicais e indumentária de manifestações coletivas; finalmente, a coleção ainda conta com utensílios domésticos, brinquedos, figuras e ornamentos, bem como objetos de uso pessoal.
Marta R. Batistia (org.). Coleção Mário de Andrade. São Paulo: DUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004, p. 61 (com adaptações).
Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue o item subsequente, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.
Ao coletar obras da arte colonial e da arte popular, utensílios
domésticos, peças de indumentária de manifestações culturais
em viagens a diferentes regiões do país, Mário de Andrade
problematizou categorias e hierarquias da compreensão
artística da época.
Em sua coleção, ao longo de décadas, Mário de Andrade reuniu objetos sacros (pinturas e esculturas), objetos litúrgicos e seus acessórios, além daqueles criados pela população em suas práticas religiosas e mágicas; peças sobretudo relacionadas com os estudos do folclore, em especial instrumentos musicais e indumentária de manifestações coletivas; finalmente, a coleção ainda conta com utensílios domésticos, brinquedos, figuras e ornamentos, bem como objetos de uso pessoal.
Marta R. Batistia (org.). Coleção Mário de Andrade. São Paulo: DUSP/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004, p. 61 (com adaptações).
Considerando que as figuras e o texto precedentes têm caráter motivador, julgue o item subsequente, a respeito das relações entre artes visuais, patrimônio histórico e multiculturalidade.
A constituição dessa coleção evidencia o contexto histórico
e ideológico que levou ao surgimento de um órgão nacional
voltado à preservação do patrimônio histórico e artístico
nacional, o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (SPHAN), criado em 1937.
Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.
Para Stanislavski, o ator, ao explorar o seu eu profundo e sua
experiência existencial, assume importância fundamental
na construção da cena.
Acerca da atuação teatral e dos elementos da linguagem teatral, julgue o item subsequente.
As apresentações de peças da Comédia dell’arte eram restritas
ao público nobre e, por isso, os figurinos eram luxuosos.