Paul Klee (1880-1916). Estrada principal estradas secundárias,
1929, óleo sobre tela, 89,7 cm × 67,5 cm, Museu Ludwig, Colônia,
Alemanha. Internet: <www.nymphescence.com>.
Richard Long (1945). Uma linha feita pela caminhada, 1967, fotografia,
impressão de gelatina de prata sobre papel, 37,5 cm × 32,4 cm,
Tate Gallery, Londres. Internet: <www.tate.org.uk>.
A noção de elemento pode ser interpretada de duas
maneiras: exteriormente, toda forma gráfica ou pictórica é um
elemento; interiormente, não é a forma, mas sua tensão viva
intrínseca que constitui o elemento. Entende-se o conceito
de composição como a subordinação internamente conforme
a finalidade dos elementos isolados e da construção, para o fim
pictórico concreto.
Wassily Kandinsky. Ponto e linha sobre plano. São
Paulo: Martins Fontes, 2005 (com adaptações).
No pós-modernismo, a práxis não é definida em relação
a determinado meio de expressão — escultura —, mas sim
em relação a operações lógicas dentro de um conjunto de termos
culturais para o qual vários meios — fotografia, livros, linhas
em parede, espelhos ou escultura propriamente dita — possam
ser usados.
R. Krauss. A escultura no campo ampliado. In: Gávea: Revista semestral do Curso de Especialização Revista semestral do Curso de Especialização em História da Arte e Arquitetura
no Brasil. Rio de Janeiro: PUC–RJ, n.º 1, 1984, p. 92 (com adaptações).