Questões de Concurso Público FUB 2016 para Músico

Foram encontradas 5 questões

Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Músico |
Q756634 Música

Figura 5A2AAA



Ainda considerando o trecho de partitura da figura 5A2AAA, julgue o próximo item.

Na cabeça do segundo tempo do compasso 10, a inversão do intervalo harmônico formado pelas notas da 3.ª e da 4.ª voz resulta no intervalo de 6.ª menor.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Músico |
Q756655 Música

Na primeira espécie de contraponto, denominada “nota contra nota”, uma voz superior ou inferior é adicionada ao cantus firmus. Essas partes adicionadas se movimentam em semibreves assim como o cantus firmus. O mais importante é que essa nova voz adquira uma forma melódica, bela e independente; em nenhuma circunstância ela deve soar constrita ou forçada.

Knud Jeppesen. Counterpoint, the polyphonic vocal style of the sixteenth century. Dover Publication, Inc. p. 109 (com adaptações).

Acerca de assuntos relacionados às informações apresentadas, julgue o item que se segue.

Os intervalos de terças e sextas não devem ser alcançados por movimento direto.
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Músico |
Q756659 Música

Acerca da utilização de dissonâncias no contraponto, julgue o item subsequente.

Na quarta espécie de contraponto, os intervalos dissonantes presentes na suspensão ou no retardo são utilizados apenas no tempo forte (thesis).
Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Músico |
Q756660 Música

Acerca da utilização de dissonâncias no contraponto, julgue o item subsequente.

Intervalos melódicos dissonantes, tais como a bordadura, a nota de passagem, a cambiata, a escapada e a apojatura, são admitidos na terceira espécie de contraponto.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: FUB Prova: CESPE - 2016 - FUB - Músico |
Q756666 Música


Considerando o minueto apresentado, que consiste no quarteto n.º 11, de W. A. Mozart, julgue o item subsecutivo.

Os intervalos de quarta justa situados nos tempos fortes entre as vozes extremas (violino e violoncelo), do primeiro ao quarto compasso, são considerados consonâncias.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: E