Questões de Concurso Público MPO 2015 para Arquiteto - Cargo 14
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A fim de que as normas de acessibilidade definidas pela NBR 9050 sejam atendidas, a reforma da sede de um órgão público foi feita de acordo com as recomendações a seguir.
Devido à falta de recursos financeiros, as entradas de serviço e as áreas de acesso restrito não foram adaptadas para garantira acessibilidade.
Nas áreas de transferência de pessoas com cadeira de rodas,os assentos foram posicionados a uma altura inferior à da cadeira de rodas.
Para atender à largura mínima das rampas, os corrimãos foram fixados rentes às paredes.
As maçanetas em forma de alavanca foram trocadas pelo tipo bola.
Todas as sinalizações em braile receberam também sinalização visual com caracteres e figuras em relevo.
Os alarmes sonoros e vibratórios foram sincronizados com os alarmes visuais intermitentes.
Realizou-se instalação de sinalização táctil direcional lisa nos pisos externos.
As entradas de serviço e as áreas de acesso restrito, assim como qualquer outra parte do prédio, devem adequar-se às normas de acessibilidade.
Durante a reforma de um prédio público, foi construído um mezanino com laje em concreto armado com a finalidade de ampliar a área de escritórios. O arquiteto responsável pela vistoria da obra apresentou em seu laudo a seguinte observação:
com a execução do forro de gesso no pavimento superior ao mezanino, o pé-direito na área de escritórios ficaria com 2,20 m;
foi colocada água em excesso na preparação do concreto da laje;
as sobras de argamassa, preparadas com o mesmo cimento do concreto, foram utilizadas como agregados na preparação do concreto da laje;
o piso cerâmico utilizado nas áreas de circulação foi o PEI 2.
O pé direito de 2,20 m é inadequado para ambientes de escritório.
Figura 1 – Planta, vista e corte da expansão (Centro de Visitas e Convento)
da Capela de Ronchamp, Renzo Piano, 2006-2011.
Figura 2 – Corte, planta e vista do Museu New Acropolis de Bernard
Tschumi, 2001-2009. O museu foi projetado para abrigar peças
remanescentes do Partenon, muitas das quais foram levadas
para a Inglaterra no século XVIII.
Na figura 2, ao colocar a planta do topo do museu (3) paralela ao Partenon (4), Bernard Tschumi estabeleceu uma relação de complementaridade, de reciprocidade entre os dois edifícios.