Questões de Concurso Público FUB 2015 para Engenheiro Civil (Nível Superior)

Foram encontradas 2 questões

Q498965 Engenharia Civil
Durante a construção de uma edificação, o engenheiro responsável por determinada obra questiona o fiscal acerca das seguintes exigências apresentadas nas especificações técnicas:

• a coluna de alimentação do sistema de combate a incêndio está prevista para ser embutida nos pilares da edificação durante a concretagem;
• o projeto estrutural de concreto armado determina emenda das armaduras de aço por transpasse, mas não prevê o detalhamento das emendas;
• a responsabilidade pela qualidade da execução dos serviços inspecionados e recebidos pela fiscalização é da construtora, mesmo após o aceite da fiscalização.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item.

Após a anuência da fiscalização, a construtora continuará a ser responsável pela qualidade da execução dos serviços.
Alternativas
Q498986 Engenharia Civil
            Um engenheiro foi designado pela universidade federal à qual está vinculado para acompanhar a construção de um conjunto de laboratórios em concreto armado a ser realizada por empresa contratada mediante licitação pública. O orçamento de referência datava de março de 2013 e o contrato da obra, em que se previa cláusula de reajuste vinculada à variação cambial, foi assinado em janeiro de 2014.
            Em junnho de 2014, foi constatado pelos órgãos de pesquisa oficiais um aumento de 50% no preço do aço para a construção civil. Durante a obra, a construtora subcontratou, mediante autorização da administração, a realização de fundações e a instalação de ar-condicionado, rede telefônica e rede lógica.
            A obra foi entregue em novembro de 2014 a uma comissão de servidores que lavrou o termo de recebimento definitivo. Em janeiro de 2015, foram detectados fissuras nos consolos de sustentação das pontes rolantes e vazamentos nas instalações hidráulicas.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

Considere que a empresa contratada tenha feito pedido de revisão contratual em face de aumento salarial decorrente de dissídio coletivo e que a administração tenha negado esse pedido. Nessa situação, a administração agiu corretamente, por não se tratar de fato imprevisível capaz de autorizar a referida revisão.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C