Questões de Concurso Público EBC 2011 para Analista - Relações Públicas

Foram encontradas 6 questões

Q276370 Relações Públicas
Walter Lippman e John Dewey defenderam diferentes hipóteses a
respeito da relação entre imprensa, democracia e opinião pública.
Com relação a esses autores e suas ideias, julgue o item
subsequente.
No Brasil, a criação de prêmios de jornalismo como o Ayrton Senna e o Tim Lopes constitui uma forma de as organizações que praticam advocacy estimularem o engajamento das redações e dos jornalistas na promoção da cidadania.
Alternativas
Q276372 Relações Públicas
Walter Lippman e John Dewey defenderam diferentes hipóteses a
respeito da relação entre imprensa, democracia e opinião pública.
Com relação a esses autores e suas ideias, julgue o item
subsequente.
Lippman defendia um modelo de gestão embasado no “governo de peritos", uma vez que era cético acerca da possibilidade de o cidadão comum, manipulado pelos meios de comunicação de massa, exercer um papel crítico na vida pública.
Alternativas
Q276375 Relações Públicas
O efeito perverso dos sistemas de informação é fazer que se acredite que a realidade é bem conhecida. A hipermidiatização funciona como um sistema de autointoxicação no seio dos meios dirigentes. Quando uma crise social explode, a lógica do acontecimento ocupa espaço demais em uma economia da comunicação. Dominique Wolton. Pensar a comunicação. Brasília: Editora UnB, 2004, p. 212 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o conceito de
hipermidiatização mencionado pelo autor, julgue o item que se
segue.
Quando um acontecimento adquire grande valor midiático, a sua cobertura excessiva pela mídia e a consequente superexposição do assunto, em vez de favorecerem, prejudicam o esclarecimento da população acerca dos fatos noticiados.
Alternativas
Q276423 Relações Públicas
Nenhuma empresa, por mais sólida, admirada e moderna que seja, está imune a crises. Esse princípio básico da administração de crise, mesmo repetido e mais do que evidente, ainda continua esquecido por muitas organizações. Não importa a intensidade da crise. Existem algumas devastadoras, que chegam de surpresa e só não acabam com a empresa à custa de investimentos de milhões de dólares em publicidade e compensação de prejuízos. Outras, menos intensas, podem originar-se de notícias ou fatos insignificantes em sua dimensão, mas complicados em seus desdobramentos. J. J. Forni. Comunicação em tempo de crise. In: Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. 2..ª ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 363 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e os procedimentos que
devem ser adotados na gestão e comunicação de crise, julgue os
itens de 61 a 66.
A comunicação da empresa com a mídia, em momentos de crise, demanda, além do posicionamento da empresa frente à imprensa, a adoção de ações imediatas em relação aos diversos stakeholders e a divulgação dessas ações à opinião pública.
Alternativas
Q276424 Relações Públicas
Tendo em vista que as estratégias de comunicação interna e externa
incluem diversos produtos, conforme os objetivos a serem
alcançados e o público-alvo, julgue o item subsequente.
O filme institucional, por se tratar de produto destinado à comunicação entre as empresas e o seu público interno, não pode ser utilizado em situações de crise, no apoio à comunicação da empresa com o público externo.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: C
4: C
5: E