Questões de Concurso Público SEDU-ES 2010 para Professor B — Ensino Fundamental e Médio — Filosofia

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Q549842 Filosofia
A maior parte dos filósofos antigos concebia somente princípios materiais como origem de todas as coisas (...). Tales, o criador de semelhante filosofia, diz que a água é o princípio de todas as coisas (por essa razão afirmava também que a Terra repousa sobre a água).
Aristóteles. Metafísica, I, 3.
Todas coisas se dissipam onde tiveram a sua gênese, conforme a necessidade; pois pagam umas às outras castigo e expiação pela injustiça, conforme a determinação do tempo.
Anaximandro de Mileto. Fragmentos.
Necessário é dizer e pensar que só o ser é; pois o ser é, e o nada, ao contrário, nada é (...).
Parmênides. Fragmentos.

Considerando os textos acima, julgue os itens seguintes.


Segundo a interpretação de Aristóteles, para Tales de Mileto haveria um constituinte fundamental, material único que definiria a existência de todas as outras coisas.

Alternativas
Q549860 Filosofia
(...) o homem que deseja o conhecimento por si m esmo vai desejar, sobretudo, o conhecimento mais perfeito, que é o conhecimento do mais cognoscível, e as coisas mais cognoscíveis são os princípios e as causas primeiros (...). E é suprema e superior às subsidiárias a ciência que sabe com que fim cada ação deve-se realizar (...). Que não se trata de uma ciência prática fica claro com o exame dos primeiros filósofos. É pela indagação que os homens começam agora e começaram originalmente a filosofar, indagando-se em primeiro lugar sobre perplexidades óbvias e, depois, em progressão gradual, fazendo perguntas também sobre as questões maiores, como as mudanças da lua e do sol, as estrelas e a origem do universo. Ora, quem indaga e está perplexo sente-se ignorante (assim o mitômano é, em certo sentido, um filósofo, porquanto os mitos se compõem de indagações); de modo que se foi para escapar à ignorância que os homens estudaram filosofia, é óbvio que procuraram a ciência pelo conhecimento e não por qualquer utilidade prática. (...) Então fica claro que não é por vantagem extrínseca alguma que buscamos esse conhecimento; pois, exatamente como dizemos independente um homem que existe para si mesmo e não para outro, assim dizemos que essa é a única ciência independente, porquanto é a única que existe para si mesma.
Aristóteles. Metafísica (com adaptações).
A partir do texto acima e no que concerne à relação e distinção entre filosofia e ciência, julgue o item subsequente.
Para Aristóteles, há uma hierarquia entre as ciências, estando a astronomia no ápice das ciências.
Alternativas
Q549861 Filosofia
(...) o homem que deseja o conhecimento por si m esmo vai desejar, sobretudo, o conhecimento mais perfeito, que é o conhecimento do mais cognoscível, e as coisas mais cognoscíveis são os princípios e as causas primeiros (...). E é suprema e superior às subsidiárias a ciência que sabe com que fim cada ação deve-se realizar (...). Que não se trata de uma ciência prática fica claro com o exame dos primeiros filósofos. É pela indagação que os homens começam agora e começaram originalmente a filosofar, indagando-se em primeiro lugar sobre perplexidades óbvias e, depois, em progressão gradual, fazendo perguntas também sobre as questões maiores, como as mudanças da lua e do sol, as estrelas e a origem do universo. Ora, quem indaga e está perplexo sente-se ignorante (assim o mitômano é, em certo sentido, um filósofo, porquanto os mitos se compõem de indagações); de modo que se foi para escapar à ignorância que os homens estudaram filosofia, é óbvio que procuraram a ciência pelo conhecimento e não por qualquer utilidade prática. (...) Então fica claro que não é por vantagem extrínseca alguma que buscamos esse conhecimento; pois, exatamente como dizemos independente um homem que existe para si mesmo e não para outro, assim dizemos que essa é a única ciência independente, porquanto é a única que existe para si mesma.
Aristóteles. Metafísica (com adaptações).
A partir do texto acima e no que concerne à relação e distinção entre filosofia e ciência, julgue o item subsequente.
Aristóteles classifica a metafísica como ciência e como conhecimento desinteressado, fundado em uma atitude socrática perante a natureza.
Alternativas
Q549862 Filosofia
(...) o homem que deseja o conhecimento por si m esmo vai desejar, sobretudo, o conhecimento mais perfeito, que é o conhecimento do mais cognoscível, e as coisas mais cognoscíveis são os princípios e as causas primeiros (...). E é suprema e superior às subsidiárias a ciência que sabe com que fim cada ação deve-se realizar (...). Que não se trata de uma ciência prática fica claro com o exame dos primeiros filósofos. É pela indagação que os homens começam agora e começaram originalmente a filosofar, indagando-se em primeiro lugar sobre perplexidades óbvias e, depois, em progressão gradual, fazendo perguntas também sobre as questões maiores, como as mudanças da lua e do sol, as estrelas e a origem do universo. Ora, quem indaga e está perplexo sente-se ignorante (assim o mitômano é, em certo sentido, um filósofo, porquanto os mitos se compõem de indagações); de modo que se foi para escapar à ignorância que os homens estudaram filosofia, é óbvio que procuraram a ciência pelo conhecimento e não por qualquer utilidade prática. (...) Então fica claro que não é por vantagem extrínseca alguma que buscamos esse conhecimento; pois, exatamente como dizemos independente um homem que existe para si mesmo e não para outro, assim dizemos que essa é a única ciência independente, porquanto é a única que existe para si mesma.
Aristóteles. Metafísica (com adaptações).
A partir do texto acima e no que concerne à relação e distinção entre filosofia e ciência, julgue o item subsequente.
Aristóteles fazia uma interpretação ampla do conhecimento, classificando o mito como conhecimento filosófico.
Alternativas
Q549872 Filosofia
Felicidade e dever moral do indivíduo e da coletividade são questões que permeiam as investigações éticas ao longo da tradição filosófica. Diferentes pensadores e escolas propuseram possibilidades diversas de posicionamentos a respeito desses assuntos. A respeito desses posicionamentos, julgue o item a seguir.
Na moral aristotélica, o bem coletivo na polis deve prevalecer, mesmo que contrarie o bem individual.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: C