Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2010 para Técnico Científico - Serviço Social
Foram encontradas 68 questões
O dia Internacional de Luta contra a AIDS, 1.º de dezembro, instituído em 1998 pela Organização Mundial de Saúde e também adotado no Brasil, é considerado parte da estratégia de mobilização, prevenção, informação e conscientização da população mundial. No Brasil, o lançamento de campanhas educativas é realizado exclusivamente nessa data, uma vez que pesquisas comprovam a efetividade do seu alcance nesse contexto.
É direito da pessoa portadora do vírus HIV comunicar seu estado de saúde e o resultado dos seus testes apenas às pessoas que desejar. Caso o assistente social, em abordagem individual ao portador/funcionário, venha a tomar conhecimento de tal estado de saúde, somente poderá revelar a informação em reunião da equipe interprofissional.
De acordo com o Programa Nacional de Controle do Tabagismo, o tratamento do tabagismo deve ser realizado por meio da abordagem cognitivo-comportamental obrigatória e de apoio medicamentoso, quando necessário.
O papel do assistente social é apenas encaminhar o trabalhador fumante para as unidades de saúde, ambulatorial ou hospitalar, integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de ser cadastrado e iniciar o processo de abordagem e tratamento.
A dependência química é uma síndrome comportamental que envolve o uso compulsivo de uma droga, ocasionando também dependência física e psíquica.
Não há distinção direta e específica entre o exercício investigativo em sentido estrito e a atitude investigativa voltada para a intervenção profissional.
Nas pesquisas direcionadas à intervenção, o uso de dados qualitativos exclui a utilização de dados quantitativos.
A pesquisa qualitativa tem como pressupostos epistemológicos os mesmos paradigmas da pesquisa quantitativa.
História de vida, observação participante e estudos etnográficos são técnicas utilizadas na pesquisa qualitativa.
O planejamento estratégico ganha espaço como forma contemporânea de planificação.
A noção de estratégia no planejamento agrega as noções de mobilização, negociação e movimento para o enfrentamento de situações complexas.
Em relação ao detalhamento das operações de execução, o programa não apresenta maior riqueza de detalhes que o projeto.
O arcabouço teórico-metodológico adotado como referência pelo avaliador determina o conjunto de fatores e indicadores utilizados na análise de diferentes políticas sociais.
A avaliação em sentido estrito é uma forma de pesquisa social aplicada, caracterizada como uma atividade sistemática, planejada e dirigida.
A avaliação integrativa é desenvolvida durante o processo de implementação do programa.
De acordo com o momento em que se realiza, a avaliação pode ser classificada como somativa ou formativa.
A avaliação de impacto tem como critério a efetividade.
Na literatura, os modelos mais destacados de avaliação de política e de programas sociais são: avaliação política da política, avaliação de conteúdo, avaliação de impacto.