Questões de Concurso Público MPE-TO 2006 para Analista - Psicologia

Foram encontradas 4 questões

Q170212 Psicologia
Acerca das teorias e técnicas psicológicas, julgue os itens a
seguir.

O behaviorismo radical e a terapia comportamental cognitiva são práticas diferentes porque partem de pressupostos diferentes, em que a própria definição de comportamento é distinta. O cognitivismo atribui ao mental uma força causadora, iniciadora de outros comportamentos, o que não coincide com a maneira como o behaviorismo radical conceitua e trabalha o comportamento. O behaviorismo promove a pessoa integral, incluindo seu mundo interno, comportamentos e sentimentos, e aquilo que ela expressa publicamente.
Alternativas
Q170229 Psicologia
Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivo-
comportamental da terceira idade.

Ao atender o idoso, o terapeuta cognitivo-comportamental não se detém aos acontecimentos que cercam o processo do envelhecer, considerando que o bom resultado da terapia, independentemente da fase da vida do paciente, está associado ao desempenho eficaz de duas técnicas fundamentais: persuasão verbal e modelação, que criam e fortalecem as expectativas de auto-eficácia, promovem o enfrentamento de situações e a ocorrência de ganhos de desempenho.
Alternativas
Q170230 Psicologia
Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivo-
comportamental da terceira idade.

O terapeuta cognitivo-comportamental fornece subsídios para que o paciente possa lidar melhor com seus problemas de saúde. Diante das doenças crônicas, como cardiopatias e diabetes, as técnicas de reestruturação cognitiva levam o cliente a perceber que, muitas vezes, seus problemas não são tão limitadores ou humilhantes quanto ele acredita. Nesses casos, o terapeuta deve ter uma atitude empática com as dificuldades enfrentadas, mas deve reforçar positivamente as mínimas potencialidades do cliente e motivá-lo para o que pode fazer.
Alternativas
Q170231 Psicologia
Julgue os itens seguintes, acerca da clínica cognitivo-
comportamental da terceira idade.

O terapeuta cognitivo-comportamental orientará a família em relação a questões como excesso de crítica ou de proteção que prejudicam o idoso. A família pode colaborar na aplicação de algumas técnicas, como dessensibilização sistemática, exposição a situações evitadas e reforço positivo. Os pacientes com demência senil despertam nos familiares sentimentos ambivalentes, pois o cuidado diário gera cansaço físico e emocional. Nesse caso, é recomendado que a família seja poupada em relação à participação no tratamento.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E