Questões de Concurso Público ELETROBRAS-ELETRONUCLEAR 2022 para Economista

Foram encontradas 4 questões

Q1922591 Economia
Haverá aumento dos meios de pagamento na economia se
Alternativas
Q1922600 Economia

O trecho seguinte alude aos limites de uma estratégia de crescimento financiada por poupança externa.


Quando um país decide aceitar essa proposta de “crescimento com poupança externa”, a primeira consequência é a apreciação da taxa de câmbio. Em seguida, do lado da oferta, ocorre o aumento artificial dos salários, e, em consequência, o aumento do consumo interno [...]. Do lado da demanda, o resultado é o mesmo: a apreciação da moeda provoca a diminuição das oportunidades de investimento lucrativo voltadas para a exportação; caem os investimentos e, em termos keynesianos, cai a poupança interna. Mais amplamente, o endividamento externo provoca uma sucessão de três males: primeiro, temos uma elevada taxa de substituição da poupança interna pela externa, grande parte das entradas de capitais financiando o consumo ao invés do investimento; segundo, temos o aumento do endividamento externo que leva o país a uma condição de fragilidade externa e à política desastrosa do confidence building, a aceitar sem crítica as recomendações de nossos credores e concorrentes; e, terceiro, temos a crise de balanço de pagamentos.

BRESSER-PEREIRA, L.C. Déficits, câmbio e crescimento. O Estado de São Paulo, São Paulo, mar.2010. Adaptado.


De acordo com o autor, um país que se guia por uma estratégia de “crescimento com poupança externa” 

Alternativas
Q1922601 Economia
De acordo com a teoria das vantagens comparativas, nas versões de Heckscher-Ohlin e Samuelson, quando um país em desenvolvimento adota um programa radical de liberalização comercial, caracterizado pela redução linear de todas as tarifas de importação de mercadorias, o efeito será o aumento das(os)
Alternativas
Q1922605 Economia

Nas últimas décadas, houve significativa diminuição da importância relativa do setor manufatureiro na economia brasileira. Segundo dados do IBGE, a participação do valor adicionado da indústria de transformação no PIB brasileiro já havia declinado, em termos reais, de 15,7% para 11,9%, entre 2000 e 2020, após ter alcançado um pico de 21,4%, em 1976.


Os indicadores estão associados ao fenômeno conhecido como

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: C