Questões de Concurso Público ELETROBRAS-ELETRONUCLEAR 2022 para Biólogo

Foram encontradas 27 questões

Q1922516 Biologia

Pesquisadores chineses avaliaram a expressão de proteínas importantes do mexilhão dourado, um organismo que incrusta tubulações de hidroelétricas e de outras usinas com resfriamento de reatores. Os dados da pesquisa estão apresentados no gráfico a seguir. 


Imagem associada para resolução da questão

Li S, Xia Z, Chen Y, Gao Y and Zhan A Byssus. Structure and Protein Composition in the Highly Invasive Fouling Mussel Limnoperna fortunei. Front. Physiol. 9:418. doi: 10.3389/fphys.2018.00418. Adaptado.


Utilizando esses dados para escolher uma proteína com potencial para ser alvo de alguma interferência visando diretamente a uma menor capacidade de aderência do animal às tubulações, a proteína escolhida pelo pesquisador e o que poderia ser afetado por essa proteína são, respectivamente,

Alternativas
Q1922517 Biologia

Parece mais uma sequência da animação Rio, do brasileiro Carlos Saldanha, que ganhou as telas ao retratar as aves brasileiras sendo vítimas do ataque de pequenos miquinhos liderados por uma cacatua. Mas, pela primeira vez, cientistas podem ter encontrado indícios de que isso está se tornando realidade. As aves da Mata Atlântica estão sob ameaça, e os responsáveis são os pequenos macaquinhos originários da Caatinga e do Cerrado. Artigo publicado este mês demonstrou o impacto negativo dos saguis na vocalização dos pássaros, o que pode afetar a reprodução das espécies e está tornando as florestas silenciosas. Com modernos métodos de monitoramento, os cientistas se valeram de gravação automatizada para capturar sons do cotidiano de aves na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Disponível em: https://conexao.ufrj.br/2022/02/primatas-invasores-afetam-aves-da-mata-atlantica/. Acesso em: 06 mar. 2022. Adaptado.


No texto, são apontadas as consequências, sobre a fauna da Mata Atlântica, da presença de uma espécie

Alternativas
Q1922518 Biologia

Os saguis da Mata Atlântica, além de impactarem negativamente a vocalização das aves, popularmente chamada de canto, também podem ter impacto negativo na reprodução dessa classe de animais.

Outro problema causado pelos micos é que eles comem ovos, o que é particularmente impactante porque todas as espécies de aves são 

Alternativas
Q1922519 Biologia

Dia 5 de novembro de 2015. Brasil. Minas Gerais. Mariana. Bento Rodrigues. Barragem de Fundão. Samarco. Às 15h ocorre um tsunami de lama. Cerca de 32 milhões de m3 de rejeitos são lançados ao meio ambiente. O primeiro local atingido foi o córrego de Santarém. Em seguida, o tsunami chegou ao Rio Gualaxo do Norte, percorrendo 55 quilômetros até seu afluente, o Rio do Carmo. Depois, mais 22 quilômetros, e a lama encontra o Rio Doce. Pelo curso da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, os rejeitos foram carreados até sua foz, no município de Linhares, Espírito Santo, atingindo o Oceano Atlântico. Ao impactar um total de 663,2 quilômetros de recursos hídricos de dois estados – Minas Gerais e Espírito Santo, passando por 40 municípios -, a lama foi deixando um rastro de destruição.

Disponível em: https://www.ecodebate.com.br/2018/09/14/desastre -de-mariana-cientistas-analisam-os-impactos-ambientais-entre-os-quais-os-resultantes-da-devastacao-de-ecossistemas/. Acesso em: 07 mar. 2022. Adaptado.


Estão em curso até hoje estudos do impacto desse grave acidente ambiental. Muitos desses estudos são liderados pela Rede Rio Doce Mar, formada por um grande consórcio de instituições de ensino e pesquisa. Dentre os vários parâmetros a serem monitorados no ambiente marinho, estão os estudos microbiológicos das matrizes água, sedimento e biota (coral).

Para preservação e armazenamento dessas amostras microbiológicas, recomendam-se, respectivamente,

Alternativas
Q1922520 Biologia

Numa visão global, percebe-se que os seguintes segmentos da Biotecnologia Marinha apresentam promissores campos de atuação:

Busca de fármacos – o potencial é tão promissor que apenas quatro produtos naturais marinhos em fase de ensaios clínicos apresentam um valor de mercado superior a um bilhão de dólares.


Caracterização do Estado da Arte em Biotecnologia Marinha no Brasil” / Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010. ISBN 978-85-334-1707-6 Ministério da Saúde. Adaptado.



No texto, explica-se o enorme potencial dos produtos naturais marinhos, em particular, os relacionados à(a)

Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: C
5: A