Questões de Concurso Público Transpetro 2018 para Profissional de Meio Ambiente Júnior

Foram encontradas 8 questões

Q1090080 Meio Ambiente

Compostagem é um processo biológico, aeróbio, exotérmico e controlado de transformação de resíduos orgânicos em material estabilizado (composto orgânico). O processo passa pelas etapas de bioestabilização e de maturação, com fases mesófila e termófila. O gráfico abaixo mostra o processo de maturação do composto ao longo do tempo.


Imagem associada para resolução da questão


A região destacada de cinza mostra a

Alternativas
Q1090082 Meio Ambiente

No processamento do lodo em Estações de Tratamento de Esgoto, é comum o uso de digestores anaeróbios. Nesse reator, além da estabilização da matéria orgânica, ocorre a geração de metano, que pode ser aproveitado para geração de energia em microturbinas ou motores de combustão interna. Uma das formas de se estimar a produção de metano, a partir de um composto orgânico, é através da equação de Buswell e Mueller (1952):

CnHaOb + (n – a/4 – b/2) H2O → (n/2 + a/8 – b/4) CH4 + (n/2 – a/8 + b/4) CO2


Em um reator anaeróbio que recebe uma vazão de 250 m3 /d, com uma concentração de glicerol (C3H8O3 ) de 400 mg/L, usando a equação de Buswell e Mueller, qual a estimativa de produção diária de metano, em kg/d, devido à decomposição do glicerol?

Dado

C = 12

g H = 1

g O = 16 g

Alternativas
Q1090084 Meio Ambiente

Usinas termelétricas em geral possuem um sistema de refrigeração em que circula um fluido refrigerante e que troca calor com a atmosfera em uma torre úmida, onde ocorrem perdas por evaporação. Para que sejam evitadas incrustações nesse sistema, é normal o tratamento da água de processo para retirada de cátions multivalentes. Uma amostra de água contém 90 mg/L de cálcio, 72,9 mg/L de magnésio e 69 mg/L de sódio.

Buscando quantificar a necessidade de tratamento a partir da amostra, qual a dureza total presente, em mg/L, de CaCO3 ?

Dado

Massas atômicas:

Cálcio = 40

Magnésio = 24,3

Sódio = 23

Carbono = 12

Oxigênio = 16

Alternativas
Q1090090 Meio Ambiente

O princípio básico dos sistemas de lodos ativados é o aumento do tempo de detenção da massa sólida (onde estão os microrganismos), também chamado de idade do lodo. Assim, busca-se uma biomassa ativa maior do que a que existiria apenas no tempo de detenção hidráulico. Considere, abaixo, o fluxograma de uma ETE que inclui essa forma de tratamento secundário.


Imagem associada para resolução da questão

SPERLING, V. M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2 ed. Belo Horizonte: Departameno de Engenharia Sanitária e Ambiental; Universidade Federal de Minas. 1996. p. 178. Adaptado.


Na ETE projetada, a vazão afluente ao reator de aeração é de 18.000 m3 /dia, com uma concentração de sólidos suspensos de 40 mg/L, e a concentração efluente do decantador secundário é de 18 mg/L.

Sabendo-se que o lodo em excesso é retirado a uma vazão de 3.000 m3 /dia a uma concentração de sólidos suspensos de 10.000 mg/L, qual a taxa de sólidos produzidos no sistema ou o rendimento de lodos ativados, em kg/dia?

Alternativas
Q1090091 Meio Ambiente

Considere, abaixo, o fluxograma de tratamento completo, utilizado em uma estação de tratamento de água (ETA).


Imagem associada para resolução da questão


O reator onde ocorre a filtração rápida e são realizadas as carreiras de retrolavagem é indicado em

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: D