Questões de Concurso Público UNIRIO 2016 para Farmacêutico/Habilitação

Foram encontradas 5 questões

Q1091557 Farmácia
Em um hospital, a relação de todos os medicamentos adquiridos durante o último ano elenca um total de 500 itens, correspondendo ao gasto total de R$ 25 milhões. Um medicamento, sem substituto no mercado e de responsabilidade de um único fornecedor, compõe o grupo dos 50 medicamentos cujo gasto anual (somatório do grupo) representou R$ 15 milhões.
Considerando-se o uso combinado das classificações ABC e XYZ, esse medicamento será classificado como
Alternativas
Q1091560 Farmácia
A Tabela a seguir foi elaborada por um farmacêutico gestor de estoque para definir o lote econômico de reposição para um determinado medicamento, considerando número de compras por ano e os respectivos lote de aquisição, custo de aquisição anual e custo de armazenamento anual.
Imagem associada para resolução da questão
Com base nas informações apresentadas na Tabela, o número de compras por ano que resultará no lote econômico é 
Alternativas
Q1091565 Farmácia
Ao empregar o método SOJA (Sistema de Análise de Avaliação por Objetivo) para comparação entre 5 medicamentos de mesma indicação terapêutica, a fim de selecionar apenas um para compor a relação de medicamentos essenciais de um determinado hospital, foram obtidos os resultados a seguir: 500, 535, 580, 620 e 710.
Sendo assim, a pontuação que indica o medicamento que melhor atende aos critérios de seleção considerados é
Alternativas
Q1091566 Farmácia
Uma denúncia anônima alegou a existência de problemas na farmácia de um hospital, os quais estão enumerados abaixo.
I- A farmácia não funciona 24 horas porque conta apenas com farmacêuticos diaristas, presentes durante o dia, quando a farmácia está aberta. II - Verifica-se desabastecimento constante de medicamentos padronizados no hospital. III - Constata-se a presença de insetos e roedores nos estoques da farmácia. IV - Existem medicamentos vencidos entre os demais medicamentos disponíveis para uso. V - Existem medicamentos provenientes de permutas e doações, sem nota fiscal ou documento equivalente. VI - São distribuídos medicamentos sem rótulos ou com rótulos danificados, além de apresentarem identificação comprometida por ação de umidade ou mal armazenamento.
A Lei n° 9.677/1998 incluiu na classificação dos delitos considerados hediondos os crimes contra a saúde pública.
Nesse contexto, são considerados delitos classificáveis como crimes hediondos as situações relatadas nos itens 
Alternativas
Q1091568 Farmácia
Um município cuja população está estimada em 150.000 habitantes resolveu distribuir loção repelente ao Aedes aegypti para mulheres em idade fértil, atendidas na sua rede pública de saúde. Partindo da estimativa de que as mulheres em idade fértil correspondem a cerca de 40% da população municipal e que cerca de 30% desta parcela da população conta com assistência médica particular ou complementar (portanto, não deverão buscar atendimento na rede pública), os gestores solicitaram que fosse adquirida quantidade suficiente para atendimento a uma demanda de 3 meses, considerando a dispensação de 4 frascos/mês a cada mulher atendida.
Sendo assim, deverão ser adquiridos
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: E
5: E