Questões de Concurso Público Petrobras 2014 para Engenheiro de Meio Ambiente Júnior

Foram encontradas 4 questões

Q391561 Engenharia Ambiental e Sanitária
A remediação dos solos e das águas subterrâneas tem sido uma preocupação recorrente em centros urbanos que avançaram sobre distritos industriais desativados. As tecnologias de remediação buscam a remoção ou contenção dos contaminantes presentes em uma área, de modo a assegurar para essa área uma utilização, por meio do estabelecimento de limites aceitáveis de riscos aos bens a proteger.

imagem-002.jpg

Analisando a Figura acima, verifica-se que o sistema de remediação instalado
Alternativas
Q391573 Engenharia Ambiental e Sanitária
Deseja-se que se obtenham informações referenciais, dentre as quais aquelas relativas às hipóteses acidentais, para a elaboração do Plano de Emergência Individual de um parque de tancagem que apresenta a seguinte capacidade de estocagem:

imagem-006.jpg

De acordo com o preconizado pela Resolução Conama nº 398/2008, para as hipóteses acidentais no caso acima apresentado, considerando que os tanques não operam equalizados e que o Tanque A é o de maior capacidade, o volume do derramamento correspondente à descarga de pior caso será, em m3 , igual a
Alternativas
Q391592 Engenharia Ambiental e Sanitária
Nas atividades de exploração de óleo e gás e nas refinarias de petróleo, diversas são as possibilidades de acidentes causados por eventos iniciais que podem ser potencializados em emergências maiores. A esse respeito, considere a seguinte Árvore de Eventos, correspondente ao rompimento das paredes de um tanque de armazenamento de combustível.

imagem-008.jpg

Sabendo-se que a probabilidade de sucesso ou falha de cada ação de controle está indicada entre parênteses, e considerando que só ocorrerão mortes se todas as ações de controle falharem, qual será a probabilidade, em porcentagem, de haver, como consequência do acidente em tela, a contaminação do solo, porém, sem a ocorrência de mortes?
Alternativas
Q391598 Engenharia Ambiental e Sanitária
Um padrão de lançamento ou degradação é um limite legal, geralmente um valor de carga ou concentração do poluente, que o Estado autoriza a empresa poluidora a lançar ou degradar. Na política de padrões, normalmente, é estabelecida uma penalidade a ser imposta ao poluidor, caso ele ultrapasse o limite fixado. O gráfico a seguir mostra a variação do custo marginal externo (CMgE) e do benefício marginal líquido privado (BMgLP) de um produto ou serviço.

imagem-013.jpg

Da observação da curva NÃO se pode concluir que
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: E