Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2014 para Técnico Científico - Medicina do Trabalho

Foram encontradas 9 questões

Q397237 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma empresa, o chefe da Seção de Treinamento solicitou providências de avaliação ao Serviço de Medicina Ocupacional a respeito de uma determinada colaboradora que, segundo ele, possui um temperamento difícil. Ele relatou que ela é excessivamente asseada e embora pontual e confiável, costuma conferir várias vezes as suas próprias tarefas, não gostando de qualquer tipo de mudança nas rotinas de trabalho, demonstrando explícita contrariedade quando isso acontece. Seu senso de humor é limitado demais, nenhum meio-termo é possível, e suas diretrizes morais são muito rígidas, especialmente em relação a regras e horários. Sempre complica as coi- sas mais simples e parece que precisa ter controle pleno sobre seu meio ambiente, inclusive sobre seus colegas de trabalho. Diante desse quadro, o Setor de Psicologia da empresa foi acionado para avaliar a situação clínica apontada e promover o seu acompanhamento.

Uma possibilidade diagnóstica plausível para esse caso é a de
Alternativas
Q397241 Segurança e Saúde no Trabalho
Há um sistema que permite recuperar, por meios eletrônicos, as informações relacionadas à saúde do indivíduo em seus mais diversos contatos com o sistema público. O objetivo de sua aplicação é melhorar a qualidade dos processos de trabalho desse setor, incluindo a disponibilidade local de informações para a atenção à saúde.

Esse sistema denomina-se
Alternativas
Q397243 Segurança e Saúde no Trabalho
Um funcionário procurou o Serviço de Medicina Ocupa- cional da empresa em que trabalha, queixando-se de múltiplos problemas de natureza física e psicológica, que o vinham atormentando há cerca de dois meses. Mencionou episódios aleatórios de palpitações, taquicardia, falta de ar, tremores, dormência no corpo, sudorese, tontura e medo de morrer por parada cardíaca. Contou que, além disso, passou a apresentar fragilidade emocional, medo de ficar sozinho e desagradáveis sensações de vazio e de desamparo. O exame físico geral e cardiológico a que ele foi submetido não evidenciou anormalidades indicativas de patologia cardiovascular nem de natureza mental, razão pela qual ele foi orientado a agendar uma avaliação psicológica.

Diante dos dados apresentados, uma possível hipótese diagnóstica para esse funcionário é a de
Alternativas
Q397246 Segurança e Saúde no Trabalho
Um trabalhador do setor de funilaria de uma empresa deu entrada no Serviço de Medicina Ocupacional com quadro de queixas polimorfas que vem evoluindo há 15 dias. Segundo relatou, tem tido dificuldade em conciliar o sono, tem sentido a musculatura corporal tensa, irritando-se cada vez com maior frequência, tanto com seus familiares quanto no trabalho, tem perdido o apetite, tem sentido as extremidades frias, ansiedade e palpitações episódicas, além de vir apresentando dificuldade de concentrar-se nas tarefas laborais.

Diante do quadro apresentado, uma hipótese diagnóstica a ser considerada é a de.
Alternativas
Q397251 Segurança e Saúde no Trabalho
O trabalho em turnos contínuos fixos ou em escalas, por afetar significativamente o ritmo circadiano, tem sido apontado pelos tratadistas como importante fonte de problemas de saúde e de perturbação sociofamiliar, considerados os seus reflexos negativos sobre os processos biológicos de autorregulação. Os padrões de sono alterados imprimem alterações significativas nos padrões secretórios da adrenal, ritmicidade pineal, secreções de enzimas digestivas, alterações na alimentação e na motilidade gastrointestinal, levando a um estado de estresse devido à dessincronização interna do organismo.

Em razão do acima exposto, há contraindicação para o trabalho em turnos dos portadores das seguintes doenças:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: E
5: C