Questões de Concurso Público IBGE 2013 para Analista - Arquivologia

Foram encontradas 7 questões

Q439327 Arquivologia
Ao trabalhar com arquivos correntes de uma instituição, a partir da identificação da tipologia e das funções a que os documentos se referem, o arquivista deverá saber :

• A quem ou a que órgão cabe a tramitação desses documentos?
• Qual a legislação que regula a vida ativa da documentação?
• Qual o papel desses documentos na Administração?
• Que informação essencial esses documentos contêm?

O conhecimento desses itens permitirá que o arquivista realize as tarefas de
Alternativas
Q439328 Arquivologia
Em um país com dimensões continentais como o Brasil, é comum se encontrarem arquivos utilizando o método geográfico para a organização de seus documentos.
Os seguintes documentos: I – Margareth Foucoult – Lyon – França; II – Roger Vadin – Paris – França; III – John Betters – Sidney – Austrália; IV – Mary Winter – Camberra – Austrália; V – José de Almeida – Rio de Janeiro – Brasil; VI – Marcos Andrade – Brasília – Brasil deverão ser organizados com base no método geográfico, sendo o país o principal elemento a ser considerado.

A ordenação desses documentos deverá ser:
Alternativas
Q439329 Arquivologia
Em todos os arquivos, uma das tarefas mais difíceis é a avaliação de documentos. Quando essa atividade é desenvolvida, algumas perguntas orientam muito quanto aos valores dos documentos.

Perguntas como, por exemplo, se o documento contém informações de valor político, científico, tecnológico e cultural que possam contribuir para a reconstituição da memória nacional e se o documento apresenta informações relevantes sobre assuntos de interesse para os pesquisadores de diversas categorias profissionais estão relacionadas diretamente ao valor
Alternativas
Q439330 Arquivologia
Sabe-se que a concepção de arquivos como reservatório de provas destinado a proteger direitos e privilégios de reis existia desde o século XII, com a restauração do Direito Romano. A partir do desenvolvimento dos poderes da autoridade central, depósitos de arquivos são constituídos, visando ao desenvolvimento administrativo de governos e Estados. Já no final do século XVI, os soberanos sentiram a necessidade de centralizar seus próprios arquivos em um único local, tendo essa concepção de arquivo vigorado até o século XVIII.

Com a Revolução Francesa, no entanto, cria-se a primeira rede de arquivos da Era Moderna, consagrando assim o princípio de os arquivos serem
Alternativas
Q439370 Arquivologia
Em uma reunião de trabalho, são distribuídas atividades para serem desenvolvidas em um arquivo. Ao arquivista cabe a tarefa de atribuir termos à descrição de documentos, utilizando vocabulário controlado, tesauro e lista de descritores.

Arquivisticamente, tal atividade é denominada
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: E
5: C