Questões de Concurso Público Petrobras 2012 para Engenheiro Naval, Grupo G - Nível Superior

Foram encontradas 8 questões

Q263933 Engenharia Naval
Uma embarcação flutua em águas tranquilas com calado paralelo de 4 m. A tabela a seguir é um extrato das tabelas hidrostáticas dessa embarcação, calculadas para uma condição sem trim.

Imagem associada para resolução da questão
d → calado
Vol. → volume submerso
D → deslocamento
LCB → posição longitudinal do centro de carena
KB → posição vertical do centro de carena
MTC → momento para produzir um trim de 1 cm
LCF → posição longitudinal do centroide da área de linha d'água
Bmt → distância do metacentro ao centro de carena
TPC → toneladas por centímetro de imersão
WPA → área de linha d'água
Cb → coeficiente de bloco

Considerando-se as mesmas referências geométricas usadas na tabela, qual a posição longitudinal onde um peso de 1 t produzirá menor trim, quando colocado sobre o convés da embarcação?
Alternativas
Q263934 Engenharia Naval
Considere as afirmativas a seguir, referentes às curvas hidrostáticas de uma embarcação.
I - Na correção do deslocamento por centímetro de trim (CDCT) considera-se que, para pequenas inclinações equivolumétricas, a embarcação gira em torno de um eixo que passa pelo centro de carena.
II - Na curva de toneladas por centímetro de imersão (TCI), assume-se que, entre duas fatias da embarcação compreendidas entre dois planos de flutuação próximos, a área de linha d'água é constante.
III - A curva da posição longitudinal do centro de gravidade e a curva da posição longitudinal do centro de flutuação definem o centroide da área de flutuação e o centroide do volume submerso, respectivamente, de uma embarcação em seus diversos calados paralelos.
IV - Em uma embarcação do tipo navio, em que o comprimento é bem maior que a boca, a inércia longitudinal também é sempre maior que a inércia transversal da área de linha d'água, justificando, assim, o fato de serem avaliadas somente as inclinações longitudinais da embarcação.

Está correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q263938 Engenharia Naval
As curvas de estabilidade estática (CEE) são uma ferramenta importante para a avaliação da estabilidade de uma embarcação. Considere as informações a seguir, concernentes às curvas de estabilidade estática.
I - As CEE independem do deslocamento do navio.
II - As CEE representam o braço de endireitamento em função do ângulo de inclinação.
III - O ângulo de perda de estabilidade estática é marcado pela interseção da curva com o eixo das abscissas.

Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q263946 Engenharia Naval
As ondas do mar apresentam características como altura, comprimento e velocidade de propagação.
Em uma onda, o(a)
Alternativas
Q263947 Engenharia Naval
Conforme o tipo e as dimensões dos membros que compõem uma estrutura offshore, diferentes formulações para o cálculo de esforços hidrodinâmicos sobre a estrutura são empregados.
Com relação ao cálculo das forças hidrodinâmicas geradas pela ação de ondas sobre essas estruturas, considere as afirmações a seguir
I - Segundo a hipótese de Froude-Krylov, o efeito da difração das ondas incidentes é desprezado no cálculo dos esforços produzidos.
II - A equação de Morison assume que a força é composta por parcelas de inércia e arraste adicionadas.
III - A equação de Morison deve ser aplicada às estruturas cilíndricas que possuem diâmetro maior que o comprimento de onda.
IV - A teoria da difração somente deve ser aplicada quando o tamanho da estrutura é pequeno em relação ao comprimento da onda.

Está correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: B