Questões de Concurso Público Petrobras 2012 para Engenheiro de Petróleo Júnior-2012

Foram encontradas 6 questões

Q431249 Engenharia de Petróleo
Um fluido incompressível e sem viscosidade é transportado por um tubo cilíndrico horizontal de raio R = 2,0 cm com a velocidade V = 3,0 m/s. A partir de um certo ponto, o tubo se bifurca em dois tubos, também horizontais, com raios R’ = 1,0 cm.

imagem-038.jpg

A velocidade V’ do fluido nos tubos após a bifurcação, em m/s, é de:
Alternativas
Q431275 Engenharia de Petróleo
Diversos fatores numa bacia sedimentar são essenciais para a ocorrência de uma acumulação de petróleo. Dentre esses, há os tipos de rochas matrizes, sedimentares e capeadoras, bem como a presença de armadilhas.

As armadilhas se classificam em
Alternativas
Q431276 Engenharia de Petróleo
A fim de prospectar e verificar a presença de petróleo, diversos métodos de avaliação podem ser utilizados: indicações diretas, geológicos, geofísicos e geoquímicos. Dentre tais métodos, os principais são os geofísicos por sismógrafo, sendo amplamente usados tanto em terra como no mar.

A profundidade das camadas de terreno pode ser medida usando-se um sismógrafo por reflexão, a partir de relação de
Alternativas
Q431277 Engenharia de Petróleo
Para perfuração de poços, utilizam-se sondas de perfuração. Para auxiliar nessa tarefa, utilizam-se fluidos de perfuração, conhecidos como lamas. Os principais tipos de lamas são à base de água, óleo e/ou ar.

Tais fluidos (lamas) servem para
Alternativas
Q431278 Engenharia de Petróleo
Durante o processo de produção, o petróleo é retirado do reservatório com auxílio de pressão, sendo usada a complementação do poço. Os tipos de complementação são primária, secundária e terciária, sendo usadas de modo a aumentar a produção e a vida do poço de petróleo em diversas etapas de sua produção.

Sobre os tipos de complementação, tem-se que a(s)
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: D