Questões de Concurso Público Innova 2012 para Engenheiro de Equipamento Júnior - Elétrica

Foram encontradas 5 questões

Q500669 Engenharia Elétrica
imagem-002.jpg

A Figura acima ilustra duas máquinas síncronas acopladas pelos seus eixos de rotação, sendo um motor síncrono conectado ao sistema elétrico A (Motor Síncrono A) e um gerador síncrono que alimenta o sistema elétrico B (Gerador Síncrono B). O sistema elétrico A tem frequência de 50 Hz, e o sistema elétrico B tem frequência de 60 Hz.

Se o Motor Síncrono A tem 20 polos, quantos polos deve ter o Gerador Síncrono B para que alimente o sistema elétrico B com frequência de 60 Hz?
Alternativas
Q500692 Engenharia Elétrica
Considere as afirmativas abaixo referentes à partida de um motor síncrono.

I - Um motor síncrono pode partir utilizando um conversor eletrônico para reduzir a frequência da tensão de alimentação do estator do motor durante a partida.
II - Um motor síncrono pode partir alimentando o enrolamento de campo com uma fonte de tensão alternada na frequência múltipla da tensão de alimentação do estator do motor durante a partida.
III - Um motor síncrono pode partir com o auxílio de um motor auxiliar, que eleva a rotação da máquina próxima à nominal, antes de realizar a conexão da máquina com a rede elétrica.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q500695 Engenharia Elétrica
Um motor síncrono trifásico com conexão triângulo está conectado em um barramento com tensão de linha de 200 V. O motor possui uma carga acoplada e, para a corrente de campo inicial utilizada, o módulo da tensão interna gerada do motor é de imagem-038.jpg , com um ângulo de torque de 60°, solicitando uma corrente do barramento com fator de potência indutivo. Deseja-se controlar a corrente de campo para que a corrente solicitada do barramento pelo motor síncrono tenha fator de potência unitário, sem que a potência fornecida no eixo do motor se altere. Assuma que o fluxo magnético no motor varia linearmente com a corrente de campo.

Com relação à corrente de campo inicial utilizada I F0 , qual deve ser o valor da corrente de campo controlada I FC para obter o fator de potência unitário desejado?
Alternativas
Q500700 Engenharia Elétrica
Considere as informações a seguir para responder à questão.

Os dados da tabela abaixo foram retirados dos ensaios de circuito aberto e curto-circuito de um motor síncrono trifásico de 8 MW, 6600 V, quatro polos, 1800 rpm, operando com velocidade nominal.

imagem-046.jpg

Ao calcular a reatância síncrona saturada desse motor síncrono, o engenheiro obteve o valor de 0,8 p.u., utilizando como valores de base do sistema os valores nominais do motor síncrono.

Qual o valor dessa reatância em ohms por fase?
Alternativas
Q500701 Engenharia Elétrica
Considere as informações a seguir para responder à questão.

Os dados da tabela abaixo foram retirados dos ensaios de circuito aberto e curto-circuito de um motor síncrono trifásico de 8 MW, 6600 V, quatro polos, 1800 rpm, operando com velocidade nominal.

imagem-046.jpg

Desprezando-se o valor da resistência da armadura, qual é o valor da reatância síncrona não saturada, em ohms por fase, do motor síncrono?
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: E
4: B
5: C