Questões de Concurso Público Petrobras 2011 para Químico de Petróleo Júnior

Foram encontradas 4 questões

Q88995 Química
Em relação às dispersões coloidais, afirma-se que
Alternativas
Q88996 Química
As principais funções químicas – ácidos, bases, sais e óxidos – são encontradas em nosso cotidiano e também em nosso organismo. As teorias definidas para estas funções químicas são citadas a seguir.

• Segundo a teoria de Arrhenius, “um ácido é todo composto molecular que, em solução aquosa, se ioniza, produzido exclusivamente como cátion o Imagem 041.jpg (hidroxônio) e que pode ser representado por Imagem 042.jpg, e “uma base é um composto que em solução aquosa sofre dissociação iônica, produzindo íon hidroxila”.

• Segundo a teoria de Brønsted-Lowry, “os ácidos são moléculas ou íons doadores de prótons” e “as bases são moléculas ou íons aceitadores de prótons”.

• Segundo a teoria de Lewis, “um ácido é um aceitador de par de elétrons”, e “uma base é um doador de par de elétrons”.

Com base nessas teorias, analise as afirmações abaixo.

I - Imagem 043.jpgsão considerados ácidos, eImagem 045.jpgsão considerados bases, segundo a teoria de Arrhenius.

II - Imagem 046.jpgsão considerados ácidos, e Imagem 047.jpgsão considerados bases, segundo a teoria de Brønsted-Lowry.

III - Na reaçãoImagem 048.jpg, o íon amônioImagem 049.jpg e o ácido carbônico Imagem 050.jpg são considerados ácidos de Brønsted-Lowry, e as espécies Imagem 051.jpg são bases de Lewis.

Está correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q88997 Química
Soluções de permanganato de potássio utilizadas em titulações são frequentemente padronizadas por reação com ácido oxálico. Qual a relação molar de permanganato/ ácido oxálico dessa reação?
Alternativas
Q89002 Química
Para se determinar o teor de cloreto em 1 litro de uma solução salina pelo método de Volhard, retirou-se uma alíquota de 25 mL da mesma, que foi tratada com 40 mL de uma solução padrão de nitrato de prata com concentração 0,150 M. Após a precipitação quantitativa do cloreto na forma de AgCl, titulou-se o excesso de prata remanescente com uma solução padrão de KSCN 0,200 M, contendo íons Fe3+ como indicador. O volume de titulante gasto para se atingir o ponto de equivalência foi de 5 mL. Com base nesses dados, conclui-se que a massa de cloro presente na forma de cloreto na solução inicial é, aproximadamente, de
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: B
4: E